TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO - MA

Por:   •  18/6/2018  •  Monografia  •  15.035 Palavras (61 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 61

FACULDADE DO MARANHÃO – FACAM

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

NAYANA MARIA SILVA DOS SANTOS

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NO MUNICÍPIO DE  PINHEIRO - MA

SÃO VICENTE FERRER-MA

2018

NAYANA MARIA SILVA DOS SANTOS

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO – MA

Monografia apresentada ao curso de Serviço Social da faculdade do Maranhão – FACAM, como requisito para obtenção da colação de grau em bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Dalvijane Santos Barbosa Lima.

SÃO VICENTE FERRER – MA

2018

NAYANA MARIA SILVA DOS SANTOS

AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE  REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO - MA

Monografia apresentada ao curso de Serviço Social da faculdade do Maranhão – FACAM, como requisito para obtenção da colação de grau em bacharel em Serviço Social.

APROVADO EM:_____/______/_____

BANCA EXAMINADORA

___________________________________________

Profª  Dalvijane Santos Barbosa Lima

(Orientadora)

Faculdade do Maranhão

_____________________________________________

Examinador

Faculdade do Maranhão

___________________________________________

Examinador

Faculdade do Maranhão

 

Dedico esse trabalho primeiramente a Deus por ser essencial em minha vida. À minha família por ter acreditado em mim e aos meus amigos pelas alegrias e tristezas compartilhadas.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por proporcionar-me este agradecimento, a todos que tornaram a minha vida mais afetuosa, além de ter me dado uma família maravilhosa e amigos sinceros.

Deus que a mim atribuiu missões pelas quais já sabia que ia batalhar e vencer, pelo dom da vida, por seu amor, pois, que sem ele nada sou. Mesmo sem merecer, ele tem me presenteado todos os dias e colocado pessoas maravilhosas em minha vida.

Sou grata aos professores que desempenharam com dedicação o seu trabalho docente, aos meus colegas de classe, que com certeza serão futuras excelentes profissionais.

Agradeço às minhas amigas de turma, Mayara Suany e Claudia Gatinho, pois pude encontrar nelas verdadeiras irmãs e ter cada vez mais convicção da bondade de Deus por ter vocês. Obrigada por todo carinho, pela paciência e pelos momentos que tanto aprendemos juntas, vocês são um presente Divino.

Agradeço ao meu esposo, Júnior Monteiro que em especial me deu força e coragem, preocupando-se com meus problemas, pelos quais passei durante esse período acadêmico, aos meus Irmão , Nayara Line  e José Orlando que embora não estivesse conhecimento disto (TCC) iluminam de maneira especial os meus pensamentos, a quem eu rogo todas as noites por fazerem parte da minha vida, aos meus pais que tanto torceram por mim para que esse dia chegasse.

Sou muito grata a também, à minha sogra, que em nossa convivência diária, sempre esteve ao meu lado, com todo apoio e carinho.

Obrigada a todos que mesmo não estando citados aqui, tanto contribuíram de forma direta ou indireta para a conclusão desta etapa.

"O momento em que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente, é preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia a dia no horizonte de novos tempos, mais humanos, mais justos, mais solidários".

Marilda lamamoto, 1998

.

RESUMO

Este trabalho monográfico traz a discussão sobre o Assistente Social no CRAS, analisando as condições de trabalho desse profissional que está atuando nesse espaço ocupacional. A motivação em estudar esse objeto de pesquisa sobreveio a partir da compreensão de que as condições de trabalho de um profissional inserido no CRAS, incidem diretamente na execução de sua função, na qualidade dos seus serviços prestados e nas respostas profissionais, sendo um importante campo de intervenção profissional para o Assistente Social. O profissional de Serviço Social introduzido nesse espaço ocupacional tem como matéria prima a questão social em suas multíplices expressões, que nos dias atuais apresentam novas demandas intricadas e conflituosas. Nesse sentido, essa pesquisa inicialmente aborda o contexto histórico do Assistente Social no Brasil, assim como as leis que regulamentam o trabalho desse profissional, dando ênfase ao Código de Ética do/a Assistente Social e as resoluções do CFESS. Logo após, abordar-se-á de forma breve acerca do histórico do CRAS, assim como a prática do profissional em Serviço Social nesse espaço ocupacional, refletindo ainda as condições de trabalho do Assistente Social, mais precisamente no CRAS no município de Pinheiro –MA, direcionando as reais condições de trabalho do Assistente Social nessa instituição, que na maioria das vezes depara-se com obstáculos burocráticos no agir profissional. A partir do estudo tornou-se perceptível que se faz necessário uma condição de trabalho adequada e digna a esses profissionais, condição esta que vise a garantia dos direitos dos usuários, pois que a sua intervenção profissional é de grande importância para a instituição e também que é preciso ainda, uma ampliação de debates sobre as condições de trabalho do Assistente Social no CRAS, tendo em vista a possibilidade de um espaço de qualidade tanto para os usuários quanto para os profissionais.

Palavras-chave: Assistente Social. CRAS. Condições de Trabalho.

ABSTRACT

This monographic work brings the discussion about the Social Worker in CRAS, analyzing the working conditions of this professional who is working in this occupational space. The motivation to study this object of research came from the understanding that the working conditions of a professional inserted in the CRAS, directly affect the execution of its function, the quality of its services and professional responses, being an important field of study. Professional intervention for the Social Worker. The Social Service professional introduced in this occupational space has as its raw material the social question in its many expressions, which today present new intricate and conflicting demands. In this sense, this research initially addresses the historical context of the Social Worker in Brazil, as well as the laws that regulate the work of this professional, emphasizing the Code of Ethics of the Social Worker and the resolutions of the CFESS. Shortly thereafter, we will briefly discuss the history of CRAS, as well as the practice of the professional in Social Work in this occupational space, also reflecting the working conditions of the Social Worker, more precisely in CRAS in the municipality of Pinheiro - MA, directing the real working conditions of the Social Worker in this institution, which most often faces bureaucratic obstacles in professional action. From the study it became clear that an adequate and decent working condition is necessary for these professionals, a condition that aims at guaranteeing users' rights, since their professional intervention is of great importance to the institution and also that there is also a need to expand debates on the working conditions of the Social Worker in CRAS, with a view to the possibility of a quality space for both users and professionals.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (105.1 Kb)   pdf (430.6 Kb)   docx (84.3 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com