TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

Por:   •  16/5/2022  •  Seminário  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4

A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)

Angela Paula Pereira dos Santos¹

Jerusa Costa Teixeira Silva

Maria das Neves da Silva Gomes

Maria Victtória Costa Chagas Gerbasi

Thaís Madeiro Bessa dos Santos

Gleisson Lopes do Nascimento²

1. INTRODUÇÃO

Tendo em vista os requisitos necessários da disciplina de Seminário Interdisciplinar: gestão, dimensões e aplicabilidade técnico-operativa, atendendo as diretrizes curriculares da UNIASSELVI, este trabalho abordará a atuação do assistente social no Centro de Referências de Assistência Social (CRAS). O objetivo geral da pesquisa é entender de que forma atua o profissional Assistente Social no CRAS, bem como identificar as principais atividades realizadas por eles.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Assistência Social somente conquistou a categoria de política pública, iniciando um rompimento com o seu passado caritativo a partir da constituição federal brasileira de 1988. Apesar da previsão constitucional só foi regulamentada com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993 e realmente organizada como constituição do Sistema Único de Assistente Social (SUAS) em 2004.

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) está incluída no sistema de proteção social sob o tema da seguridade social, onde adota a matricialidade sociofamiliar como seu princípio estruturador. Independentemente do local que ele esteja desenvolvendo suas atividades laborativas, ele vai trabalhar de forma direta ou indireta. Assim, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que faz parte do SUAS trabalha em alusão a PNAS para garantir o direito de proteção familiar e comunitária a pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade, como vejamos a seguir:

A assistência social centra na prevenção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio de intervenções territorialidades e com foco nas relações familiares e comunitárias, para cumprir tal finalidade, faz-se necessário planejar. Este planejamento consiste em uma estratégia de ação que estabeleça metas, procedimentos e métodos, compatibilizando necessidades e demandas com recursos e tempo disponíveis, de forma a possibilitar a organização do sistema único de assistência social no município. O planejamento baseia-se em uma leitura da realidade e visa promover uma mudança na situação encontrada, segundo objetivos estabelecidos pela política nacional da assistência social. (ORIENTAÇÕES TÉCNICAS-CRAS, 2009, p. 15).

Conforme PNAS (2005, p.35) “O CRAS é uma unidade pública estatal de base territorial, localizado em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de 1.000 famílias/ano.” Seu papel principal é executar serviço de proteção social básica, organizar e coordenar planos e projetos que proporcionam o direito e acesso as políticas sociais que tem por finalidade a conscientização e melhoria de condições de vida da população.

Figura 1: Slogan do CRAS da cidade de Marcação-PB

Fonte: Registrada pelo autor.

Portanto, o CRAS busca a inserção dos cidadãos no circuito do território e da rede de segurança social, articular, individual e o familiar no contexto social, levando os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com