TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho do Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I)

Por:   •  7/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 5

O Trabalho do Assistente Social no Centro de Referência da Assistência Social

(CRAS I)

1 INTRODUÇÃO

O Estágio em Serviço Social tem como meta fazer uma descrição da instituição do campo de estágio, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Durante esse estágio percebe-se que as políticas sociais desenvolvidas no CRAS são sempre voltadas para melhoria de vida de seus usuários, com uma aceitação do público alvo.

Durante o estagio foram observados as realizações de: Visitas domiciliares, encaminhamentos para inclusão no CAD Único, solicitação para a concessão de benefícios eventuais de usuários, organizações do PAA (Programa de Aquisição Alimentar), Bolsa família, BPC, Passe livre do idoso e o projeto de Intervenção a Acessibilidade do Idoso ao Passe Livre Intermunicipal um benefício que assegura o direito de pessoas idosas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência.

O envolvimento do aluno estagiário em reais situações fará com que aja à integração do saber com o fazer. Pode-se atribuir então a um caráter reflexivo, ao qual coloca o acadêmico frente às constantes das realidades do dia-a-dia. E as funções dos alunos são; conhecer e cumprir as normas da instituição cumprir todas as atividades programadas concernentes ao estagio.

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), esta localizado, na Rua F, nº 12, no bairro Jardim Grapiúna, é um órgão vinculado a Secretaria da Assistência da Prefeitura Municipal de Itabuna/BA, é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, criado para atender as demandas dos programas Federais de Proteção Social Básica de Assistência Social, para famílias e seus membros, e tem como objetivo prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade social no território de abrangência.

O CRAS é uma política assegurada pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993. Ele também é referencia para o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, onde também são trabalhadas as políticas do ECA. Atende em media 250 pessoa por mês em situação de vulnerabilidade social.

A missão do CRAS (Centro de Referencia da Assistência Social) é a

de atender de forma integral as famílias e indivíduos em situação de

vulnerabilidade e risco social por meio de serviços e programas sócio-

assistenciais de proteção social básica, com vistas ao empoderamento,

autonomia e qualidade de vida.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

Os projetos e Programas executados no CRAS são desenvolvidos pela equipe de assistentes sociais, psicóloga e educadores sociais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Governo Federal são: Programa Bolsa família. (BPC) Benefício de Prestação Continuada, Proteção Básica à Pessoa Idosa. Os projetos desenvolvidos no CRAS estão ligados aos programas federais de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa de Atenção Integral a Família - PAIF. No entanto, para que o profissional do serviço social crie estratégias e planejamento de ações que respondam a exigências e a demandas apresentadas cotidianamente no CRAS, há a necessidade se trabalhar interligado aos outros profissionais, seja nas áreas da saúde, da educação, ou entre outras instituições que prestam serviços assistenciais.

a atuação dos psicólogos nos CRAS tem foco na prevenção e promoção da vida, mas isso não significa desconsiderar outros aspectos relacionados às vulnerabilidades”. Para tanto, “é preciso articular com ações existentes nas regiões, nas comunidades. Devemos, pela condição do sujeito integral, entender o desafio da incompletude institucional e da inter-setorialidade” (CREPOP, 2007: p. 13).

2.2 DEMANDAS ATENDIDAS PELA INSTITUIÇÃO

Por meio do CRAS, as famílias em situação de extrema pobreza passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. Serviços esses que são:

- Encaminhamento e Diagnóstico;

- Passe Intermunicipal e Interestadual;

- Benefícios Assistenciais (tarifa social, carteira do social, etc) ;

- Apoio Psicológico;

- Oficinas;

- Segunda Via de Documentos (Certidão e RG);

- Visita Domiciliar;

- Cadastro Social;

- Grupos de Convivência;

- Benefício de Prestação Continuada;

- Visita às Instituições.

2.2.1 Auto-Avaliação

Quando se fala em estágio logo surgem varias duvidas, várias dificuldades também. Ao iniciar o estagio no CRAS I foi ao poucos conseguindo entender a importância de termos uma bagagem de conhecimento no qual adquirimos em sala de aula, a cada atendimento foi-se reconhecendo os instrumentos técnicos, como funciona a técnica da observação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com