TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIMENSÕES INSTITUCIONAIS DA MODERNINDADE

Por:   •  14/10/2020  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO 06 – AS DIMENSÕES INSTITUCIONAIS DA MODERNINDADE

Atividade assíncrona – Resumo do texto 06: “As Dimensões Institucionais da Modernidade”

Introdução à Sociologia

Leonardo Paiva de Souza

        Inicialmente o texto nos faz refletir sobre o socialismo clássico, que utilizam-se apenas de um grande elemento para explicação, ao contrário disso, Giddens entende que, como a sociedade contemporânea é complexa, não basta apenas uma dimensão de análise para explica-la. Assim, utiliza-se de diversas dimensões ao analisar a modernidade.

        Dentre essas dimensões, o autor entende que a modernidade se divide em oito dimensões, sendo as primeiras quatro pertencentes à face institucional, e as outras quatro à face da globalização.

        Os pilares da primeira face se dividem entre: Capitalismo, Vigilância, Poder Militar e Industrialismo, onde o primeiro pilar se trata de meios de produção voltados para o meio competitivo entre os grandes empresários, o segundo pilar se trata do controle da informação e supervisão social, o terceiro pilar trata do controle dos meios de violência no contexto da industrialização da guerra e, por fim, o último pilar se trata da produção através da organização industrial, as máquinas propriamente dita e o trabalho humano.

        Já os pilares da segunda “face” se dividem em: Economia capitalista mundial, Sistema de estados-nação, Ordem militar e Divisão Internacional do Trabalho. Pode-se notar que esta segunda face está diretamente atrelada à primeira, que é um pouco mais independente.

        A partir destas dimensões, o autor acredita que a análise da sociedade se dê de maneira mais complexa e completa, podendo utilizá-las em diversos contextos históricos e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com