TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Filme Maos Talentosas

Exames: Atividade Filme Maos Talentosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  25.822 Visualizações

Página 1 de 2

Filme: Mãos talentosas

Após assistir o filme, responda os questionamentos abaixo e em seguida elabora uma resenha critica sobre o enredo do filme (enviar a atividade pelo link da UNP Virtual).

a) Você identificou a pratica do etnocentrismo no filme? Descreva os momentos.

Sim, logo no momento em que BENJAMIN CARSON ganha o titulo de melhor aluno, a própria professora dele faz crítica aos demais alunos que eles deveriam se envergonhar por deixar que um negro ganhasse deles.

b) Qual a importância formação educacional na formação do protagonista?

Logo, podemos perceber como a Literatura é capaz de fazer transformações. Ela faz com que Bem transforme seu futuro e sua imagem sobre si mesmo, fazendo com que aquele menino que se achava “burro” e incapaz, se transformasse em um neurocirurgião reconhecido por seus trabalhos pioneiros.

c) Quais as principais dificuldades pessoais enfrentadas pelo protagonista?

Menino pobre, negro, filho de mãe separada e analfabeta, Ben era um aluno com baixíssimo rendimento, que sofria preconceito por parte de seus colegas e que se achava completamente incapaz de ser e conseguir algo na vida.

e) Como estas dificuldades interferem na formação educacional e como superadas?

Incrível o que uma boa orientação e perseverança são capazes de fazer na vida de crianças e jovens. Assim, o menino é obrigado pela mãe a ir para biblioteca ler dois livros por semana, o que o faz descobrir a Literatura, pois a partir daí ele passa a ser um leitor assíduo dos livros.

f) Em que questões o enredo do filme se assemelha com a nossa história/situação educacional?

Como o dito popular que diz: “A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco”, continua persistindo a tendência em vincular o fracasso escolar, muitas vezes, às crianças; que tratadas como incompetentes, não tendo direito de se expressarem, cabendo ao professor incutir-lhes o saber “conta bancária”. A não adaptação a esse saber é um problema da criança-aluno, quer por razões pessoais, emocionais, culturais, familiares, biológicas, etc., não consegue ter aproveitamento a contento. Duas consequências, no plano pedagógico, decorrem desse papel dominador da escola: a submissão ou a agressividade. Ambas dificultam a aprendizagem porque atingem a autoestima da criança. Dessa forma a escola assume uma função estigmatizadora, criando o estereótipo do aluno marginalizado, que é, na maioria das vezes aquele proveniente das camadas populares.

h) Que ferramentas podem ser utilizadas para mudar esta realidade da nossa sociedade quanto as práticas de igualdade racial? Uma das melhores ferramentas que hoje podemos contar sem duvida é a educação, com professores bem capacitados e uma gama de situações, como por exemplo; leis para punir tais atos e a ajuda da própria sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com