TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: A questão social no Brasil

Seminário: ATPS: A questão social no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Seminário  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

O filme relata as grandes mudanças que surgiram na época, com a revolução das indústrias. Com a chegada das máquinas e novas técnicas de trabalho, a produção teve um grande crescimento, acelerando o capitalismo.

Disponível em http://www.brasilescola.com/upload/e/Tempos%20Modernos

Os donos das fábricas só pensavam em lucros, e a ganância em aumentar o seu capital, era tão grande que esqueciam que estavam lhe dando com seres humanos.

Tratavam seus operários como se fossem objetos, não tinha respeito algum pelos trabalhadores homens, mulheres, jovens e crianças trabalhavam duro, sem nenhum direito ao descaso. A carga horária de trabalho era tão abusiva que causava um stress muito grande, devidos a movimentos repetitivos que afetavam seu psicológico e principalmente a saúde dos operários, que não tinham se quer ideia que com a força de seu trabalho enriqueciam cada vez mais os donos das fábricas. Que apenas se importavam com suas máquinas sempre querendo aumentar cada vez mais suas riquezas, enquanto os trabalhadores davam duro por salários miseráveis e passando a humilhação de ser trocados por máquinas. Aumentando ainda mais a pobreza e a desigualdade social.

Disponível em: http://projeto399filmes.blogspot.com.br/2012/07/240-tempos-modernos-charles-chaplin.html

Eram grandes as dificuldades dos trabalhadores naquela época mais buscavam forças uns nos outros para suportar aquela situação difícil.

Tinham esperanças, de encontrar um caminho que lhes dessem uma condição de vida mais digna, e com seus valores reconhecidos.

Disponível em: http://5sentidosoumais.blogspot.com.br/2013/04/viagem-no-tempo-e-essa-tal-liberdade.html

Com grande crescimento da produção, a indústria aumentou o quadro de funcionários, com isso houve um aumento de trabalhadores na cidade. Foi quando se uniram para reivindicar seus direitos, formando as classes trabalhadoras, que se manifestaram de várias formas, como greve, e assim podendo lutar por seus direitos, como uma menor jornada de trabalho, auxílio acidente, melhoria no local de trabalho entre outros.

ETAPA 02

A questão social no Brasil

O que poderíamos considerar um trabalho e condições dignas?

A questão social no Brasil tem várias dificuldades: desemprego, falta de moradia, ensino público de má qualidade, sistema de saúde defasado e o empobrecimento da classe operária.

Para uma grande parte da sociedade, a questão social é de responsabilidade unicamente do governo, pois não houve investimento suficiente em estudos para a classe subalterna.

Desde as antigas sociedades, o trabalho tem grande importância a construção da cultura e promoção da vida social. Atualmente também o trabalho honesto e proveitoso é valorizado. A Declaração dos Direitos Universais sustenta, dentre outros princípios, que todo individuo tem direito a um trabalho digno para sustento próprio e manutenção de vida em sociedade. Mas o poderíamos considerar um trabalho condições dignas? Atualmente esse princípio esta sendo respeitado como deveria?

Na época da Revolução Industrial as condições de trabalho eram desumanas. A jornada variava de dezesseis a dezoito horas diária, de atividades desgastantes nas precárias fábricas do século XIX. Além de mulheres e crianças também eram empregadas e trabalhavam nas mesmas condições que os adultos. Esse era um tempo difícil em que não havia nenhuma legislação trabalhista, que beneficia o trabalhador.

Os tempos mudaram e hoje temos melhores condições de trabalho que na época da Revolução Industrial. Além disso, dispomos de uma legislação trabalhista que oferece direito e proteção ao trabalhador. O problema é que essas melhores condições e proteção trabalhista, não estão a disposição a todos os trabalhadores. Há lugares no Brasil e no mundo em que, para sobreviver, pessoas se submetem a atividades que podem ser comparadas as do século XIX. Exemplo disso são as fabricas da China e dos países da região que remuneram mal os trabalhadores e os submetem a longas e estafantes jornadas de trabalho.

No Brasil vez por outra são descobertas fazendas com trabalhadores em regime de escravidão, os quais trabalham e só ganham o alimento básico necessário para não desfalecerem de fome. E a maioria das vezes seus empregadores são grandes e ricos latifundiários que não se envergonham de explorar o trabalho humano de forma tão repudiável.

Para evitar situações de exploração e de tratamento desumano os governantes deveriam fiscalizar mais efetivamente as relações de trabalho. É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com