TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ANALISE DE INVESTIMENTOS

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Dentro de uma empresa, a substituição de equipamentos se faz necessária em determinado tempo, devido a inúmeros fatores entre dois mais importantes, que são o desgaste e o avanço tecnológico, contudo é necessário avaliar em que tempo isso deverá ser feito, levando em consideração o impacto econômico e a potencialização da produção, dinamização dos ganhos e diminuição dos custos, dentro da instituição. Sendo identificada essa necessidade através da avaliação dos ativos da empresa e a necessidade de aumento da produção, é necessário também ver as vantagens oferecidas pelo mercado e a decisão precisa ser tomada munidos de todas as informações corretas e uteis. Na analise de substituição de equipamentos é necessário considerar os custos envolvidos e o horizonte de tempo.

1 – SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

        Segundo o PLT, as maquinas e equipamentos, de tempo em tempos precisam ser substituídos - (capital físico da empresa) e a decisão de fazê-lo deve ser crítica, já que depois de feita é irreversível e compromete um volume grande de recursos. O importante nessa situação é saber o momento certo de concretizar essa troca, fazendo-se necessário a utilização da TIR e da VPL, tendo como critério a racionalidade econômico-financeira e a maximização dos retornos. O avanço tecnológico não deve ser considerado o único fator para a troca de equipamentos, deve-se sempre considerar a analise de investimentos e suas técnicas como um recurso nessa decisão.

  1. - Principais razões para a troca de equipamentos:

Deterioração e Avanço Tecnológico

- Gasto por muito uso ou mau uso (custo operacional excessivo e manutenção constante). Ex.: frota de veículos, material esportivo (tênis);

- Equipamento se torna absoleto, novas tecnologias surgem com métodos mais eficientes.

As empresas, por muitas vezes, tem por habito manter equipamentos ultrapassados em funcionamento, mesmo quando não é mais economicamente viável manter sua operação, sua manutenção supera o valor de novos investimentos, e sua substituição reduziria os custos. Isso pode ser relacionado a comodismo administrativo, deixando por resolver esse tipo de problema só em ultimo caso e não se antecipando a eles. O ativo de uma empresa deveria ser considerado em caso de absolescência ou deterioração devido ao envelhecimento.  

Outro fator que deve ser considerado é o avanço tecnológico, da mesma forma que o dinheiro sofre uma desvalorização com o decorrer do tempo o mesmo acontece com os ativos das organizações, os equipamentos sofrem com a desvalorização tecnológica.

1.2 - As principais modalidades de substituição de equipamentos são:

  1. Baixa sem reposição

Na baixa sem reposição, a função exercida pelo equipamento deixara de existir após sua baixa, a questão central é quando desativá-lo. O estudo nesse caso é dado pelo método VPL. O critério de decisão nesse tipo de baixa será se o ativo deverá ser mantido por mais um período se o VPL de sua manutenção neste período for maior que zero.

O cálculo do número de períodos – usualmente anos – em que o ativo deve ser mantido e envolve o cálculo do VPL de manutenção do ativo no primeiro período, no segundo período, e assim por diante, até que se obtenha no período n: VPL < 0. O ativo deverá, então, ser substituído no período n – 1.

  1. Substituição por vida econômica (vida útil)

A vida econômica refere-se aos custos globais em que a empresa utiliza para manter em operação certo equipamento. Enquanto a vida útil diz respeito à capacidade física de produção de certo equipamento. De certa forma vida econômica de um bem corresponde ao tempo de utilização do bem, capaz de produzir com menor custo para a empresa, e que certamente, é menor ou igual à sua vida útil, onde o conceito encontra-se associado ao limite possível de uso do bem. Os questionamentos principais nesse critério de substituição são primeiro se deve haver a substituição e segundo quando deve ser feita, independe do avanço tecnológico, as perguntas devem ser bem embasadas.

O ato de substituir um ativo é considerado complexo, se o fizer prematuramente pode se desfazer do bem ates da recuperação do capital investido, e tardiamente pode causar descapitalização, uma vez que os custos de operação e manutenção são crescentes e o valor de revenda decrescente. Deve-se se considerar opções como reforma do equipamento, aluguel, leasing ou até mesmo terceirizar  a operação.

  1. –ANALISE ARTIGO: SÃO BENTO MINEIRAÇÃO

No caso do artigo sobre a substituição de equipamentos, sob incerteza, da São Bento Mineração, consideramos que os principais fatores que a organização na substituição de equipamentos, fator importante dentro da empresa já que representa um quinto dos seus custos totais, foi a análise de custos, mensurando-os e analisando-os, onde o valor residual do equipamento é relevante e a analise financeira, feita através do VPL e considerando um TMA de 20% a.a, avaliando a melhor alternativa, manter ou trocar a frota de caminhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com