TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS (Ciências Sociais) Etapa 3.

Artigo: ATPS (Ciências Sociais) Etapa 3.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 3

Qual é a influência da globalização nas mudanças sociais?

A influência da globalização fez com que o ambiente das organizações sofressem mudanças rapidamente. Fez com as empresas investissem na modernização de seus equipamentos para poderem competir com seus concorrentes de igual para igual, pois se não houvesse inovação iriam ser ultrapassadas e perderiam espaço para os concorrentes.

Cite e explique resumidamente as causas das mudanças sociais.

As causas das mudanças sociais são os fatores geográficos, fatores econômicos, fatores sociais e fatores culturais.

 Os fatores geográficos sofrem com a própria natureza é modelada pela sociedade, de modo que a sociedade é que ao fim e ao cabo produz os fenômenos sociais atribuídos aos fatores geográficos como, por exemplo, o aquecimento global que é produto da ação do homem.

 Fatores econômicos dizem respeito à organização da produção das bases materiais da sociedade como, por exemplo, a revolução industrial que proporcionou à humanidade a possibilidade de ampliar enormemente a capacidade de gerar mercadorias e em consequência criou as condições para a humanidade se livrar de seus algozes milenares, a pobreza e a fome.

 Fatores sociais são aqueles que se devem ao funcionamento da sociedade no que elas apresentam como possibilidades para os homens como, por exemplo, na política que sistema político moderno é organizado em sistemas partidários. Partidos são organizações de setores (ou partes, como sugere o nome) da sociedade de apresenta visões de quais decisões devem ser tomadas pelo Estado.

 Fatores culturais que fornece aos indivíduos e aos grupos os meios que lhe permitem a orientação como, por exemplo, o sistema capitalista embora seja um fenômeno que se atualiza e muda ao longo do tempo, pode ser definindo como um complexo que se forma pela interação de três elementos principais: a propriedade privada dos meios de produção, a existência do mercado como instituição que faz a organização das trocas sociais.

Como pode ser conceituado o termo “Evolução Social”?

Podemos conceituar “Evolução Social” como o resultado cumulativo de mudanças sofridas da sociedade durante certo período de tempo. E essa evolução ocorreu mudanças nos hábitos e costumes para nos adaptarmos as nossas realidades.

Diferencie Mobilidade social de Ascenção social.

Mobilidade social é a forma que um indivíduo transita de uma classificação social para outra, existem dois tipos de mobilidade social que são:

Horizontal: é quando há uma alteração de posição profissional, isso acontece quando um indivíduo transita do estado para capital ou inversamente, permanecendo no mesmo nível de classe social, sem ter mudança na renda financeira.

Vertical: é quando há uma alteração na classe social, sendo ela ascendente que o indivíduo terá aumento em sua renda mudando de classe social, ou descente passando de uma classe alta para inferior.

Ascenção Social é quando uma pessoa muda de uma classe social para uma superior, a diferença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com