TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIENCIAS SOCIAIS ETAPA 2

Artigos Científicos: ATPS CIENCIAS SOCIAIS ETAPA 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Estudamos sobre a revolução industrial do início do século XIX que, de uma forma ou de outra, influencia nossas vidas até os dias de hoje. Nela, os meios de produção se modernizaram com a invenção de máquinas (um marco foi o tear), construção de estradas de ferro e outras. Os trabalhadores passaram a realizar trabalhos mecânicos e repetitivos, tudo em nome da produtividade.

Mas o que se revela é quais interações sócias são existentes no cotidiano da sociedade atual.

Nas nossas rotinas diárias, atingindo a nossa realidade que não é fixa ou estática, é criada através de interações humanas.

Os significados de determinados gestos e comportamento, variam muito de uma cultura para outra e de época para época.

As pessoas quando estão fora de cena, elas relaxam e dão vazão a sentimentos e estilos de comportamento que mantém sob controle que estão no seu cotidiano, no seu dia a dia.

A interação social, é quando um individuo interage diretamente ou indiretamente com outro, isso assume formas diferentes e uma delas é a relação social que traz influencias para a pessoa.

A interação social e inevitável e teoricamente influencia no modo de pensar, de agir, de sentir, enfim influencia no modo de viver de um cidadão e consequentemente de um grupo social, as mudanças também são inevitáveis em vários outros aspectos podendo trazer ou não benefícios para a sociedade.

Há séculos que existe em todo o mundo, a batalha das grandes massas trabalhadoras por melhores condições de vida e trabalho. É certo que alguns aspectos foram modificados com o passar dos anos, como por exemplo, os direitos trabalhistas que vieram para dar poder a estas grandes massas.

As lutas de classes às vezes acabam sendo deturpadas por alguns setores da sociedade, rebeldes sem causa tentam fazer revoluções baseados nas idéias de Marx, porém, sem ter uma relação direta com tais ideologias.

A luta de classes acaba por não gerar um resultado que seja de acordo com suas idéias e objetivos, pois os donos do capital manipulam a sociedade de uma forma que todos são alienados, e não deixam de viver em um mundo totalmente ligado as regras ditadas por esses “manipuladores”.

Na era da informática e de altas tecnologias em que vivemos, não se respeita o homem pelas suas condições de ser humano, visa-se apenas o lucro como foco principal.

O homem vive numa busca desesperada pelo ser, pelo ter e pelo parecer, e muitas vezes esquece que é humano. Numa sociedade capitalista como a nossa ética e moral são postas de lado, o que é mais importante é que as empresas e os grandes empresários vençam a concorrência e cheguem à meta.

A sociedade capitalista está apoiada na mais-valia em que a burguesia detém os lucros em detrimento do proletariado. A pouca oferta e muita procura, e o desemprego vem de forma avassaladora destruir as esperanças do cidadão trabalhador. Como resultado dessa catástrofe advém à pobreza e a miséria, que marcam profundamente a sociedade dos dias atuais. Marx com certeza estaria decepcionado com a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com