TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE CIENCIAS SOCIAIS CULTURA

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

Cultura pode ser definida como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras e instruções de um determinado grupo, crenças, valores, festas, idioma, entre outros.

O ser humano ao nascer traz comportamentos inatos, ligado à família biológica, porem no decorrer da sua vida, vai sendo modificado pela atividade cultural que o cerca, não podemos diferenciar graus de cultura, como mais avançada, atrasada, melhor ou pior. Não faz nenhum sentido dizermos, por exemplo que a cultura do homem branco é superior a do índio, não é que seja melhor ou mais avançada, são apenas diferentes, desenvolveram-se cada uma a seu modo.

Devido cada sociedade ter sua cultura, seu habito, pode-se dizer que o benéfico para uma é maléfico para outra, o que é sagrado para uma é repugnante para outra como exemplo os costumes da cultura indiana, na idade media a Índia decretou guerra aos ratos, devido a uma doença que matou 57 pessoas, menos a cidade Deshonok (no norte da Índia), que devido a cultura os ratos são reverenciados como divindades, venerados num santuário hindu de 600 anos, “quando um parente nosso morre, transforma-se em rato, e quando um rato morre reencarna como membro da sociedade”, explica Ballu Dan Barth , um dos guardiões do santuário.

Segundo o antropólogo Edward Burnett Tylor, cultura, é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

O que se percebe é que para estudar o comportamento humano, para entender as ações e reações de um individuo a uma determinada situação, é necessário entender o contexto social que esta inserida, quais são suas visões, suas limitações de pensamentos e movimento dentro de seu raio de ação, pois individuo e culturas estão intrinsecamente ligados, e não se entende um sem entender o outro.

Como individuo e cultura está ligada, individuo e sociedade são também diretamente associados. A sociedade é justamente o fruto da relação entre os indivíduos que a formam, tudo o que fazemos e a forma como fazemos, é o que constrói a nossa sociedade. E assim como influenciamos a nossa sociedade ela também nos influencia, somos interdependentes, como exemplo crianças que foram encontradas na Índia, criadas por animais, como elas não tinham contato com grupo social elas não adquiriram características humanas, não falavam, andavam de quatro como animais, comiam carne crua, entre outros, também podemos dar exemplo a politica, o processo eleitoral, quando a maior parte da população escolhe um candidato e ele é eleito, por mais que não gostamos do mesmo, ele é o reflexo de nossa sociedade e dos valores,

Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotara o individuo com os mesmos traços sociais, dos outros membros e que o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

Como vimos uma criança ao nascer passa a ter hábitos humanas se ela interagir com outros, onde aprende o modo de vida da sociedade em que vive, desenvolvendo a capacidade de funcionar como individuo sendo assim denominando socialização, que podemos definir como o processo pelo o qual aprendemos normas de convivência, como valores sociais, aquisição de maneiras de agir, pensar e sentir, o individuo numa sociedade permite que tenha características, personalidade própria, que diferenciara dos demais, mas identificara com o seu grupo social.

Podemos citar três teóricos que conceituaram de maneira diferente a definição de sociedade. Max Weber vê a sociedade a partir do individuo, através do que chamou de ação social, ou seja, as relações com os demais que compõem a sociedade, bem também constitui um sistema de poder, que perpassa todos os níveis de classe a governados e governantes, como nas relações cotidianas na família ou na empresa. Para Emile Durkheim a sociedade prevalece sobre o individuo através de suas instituições e os valores determinados por ela. Para ele o conflito só existe quando há algum problema nas normas e valores sociais, caso o individuo ultrapasse as fronteiras impostas dera punido socialmente e para o teórico karl Marx a sociedade analisa os indivíduos de acordo com seu contexto histórico-social, as classes a que pertencem. Há uma constante luta de classe entre a burguesia e o proletariado.

Embora haja elementos comuns na experiência de todas as pessoas, e mais ainda na experiência de pessoas dentro de uma determinada sociedade, cada pessoa continua sendo única. Assim cada homem é socializado de tal modo que sua personalidade é ao mesmo tempo muito parecida com a dos outros em sua sociedade e em outro sentido possui diferenças que a tornam única.

O processo de socialização é um processo profundamente cultural, no sentido da definição de que cultura é tudo que é socialmente aprendido e partilhado pelos membros da sociedade – inclui conhecimento, crença, arte, moral, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos em sociedades.

O ser humano, na qualidade de solidário, assume-se como um indivíduo que, sem ser individualista, atende às diferenças de outro indivíduo, considera-o diferente e atua no sentido de esbater a diferenciação. É de louvar o indivíduo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com