TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FUNDAMENTOS III

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

 Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

                                                Curso – Serviço Social

Disciplina - Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do

Serviço Social III

ACADÊMICOS:

ADRIANA MIRANDA SANTOS RA 394617

ANA PAULA BATISTA DOS SANTOS RA 396740

Tutor Presencial:     Verônica Mello

ARTIGO CIENTÍFICO

Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do

 Serviço Social III

SALVADOR

2013

Universidade Anhanguera – Uniderp

O objetivo deste artigo científico é fazer um levantamento através de referências bibliográficas que aponte reais possibilidades de campos de atuação para o profissional do Serviço Social na sociedade contemporânea.

INTRODUÇÃO

O Serviço Social  constituído de Políticas Sociais,observando o passado e o contexto histórico de determinado momento da sociedade,viu-se a necessidade de ação assistencial.A assistência social antes prática e vista como caridade passa a tomar diretrizes de maior proporção dentro desta nova sociedade em formação.Assim o Serviço Social pautou sua metodologia,passou por reformulações até ganhar direitos constitucionais e legislativos para exercício da profissão.Que passou a ser exercida por profissionais que estudaram para desempenhar o seu papel enquanto assistente social ainda que vivenciando das contradições e diferenças que até hoje fazem parte da formação do Serviço Social.Hoje este trabalho que em outrora era realizado pela igreja católica com as senhoras burguesas tomou grandes dimensões e ocupa diversos cargos em áreas profissionais para garantir à aquele que necessita da iniciativa profissional em prol de benefícios assegurados por lei mas de desconhecimento pela maioria da população mas que a cada dia tem sido resolução de problemáticas das questões sociais.Fazendo do Assistente Social um peça importante para as relações de trabalho entre trabalhador e empregador, bem como com a Política que visa sua solidificação no poder.

ETAPA 1

O Serviço Social é uma ação participativa na vida dos cidadãos e deve estar sempre a frente do seu tempo ou tentando através da prática situar seu papel na sociedade contemporânea que vive em constante mudança. Passa por questões desde econômicas à cultural para  atender à demanda ainda com que as contradições da profissão o tome.A importância do serviço social na sociedade é de suma importância sim, isto porque para a sua prática no dia a dia não é baseada em caridade como nos primórdios considerava-se ser,mas sim a inteligência ,o interesse ,o conhecimento de resoluções cuja problemática necessita da capacidade de enfrentar questões sociais relacionadas a pobreza e falta de qualquer tipo de oportunidade por exemplo.Cabe a esse profissional utilizar dos meios disponíveis e legais para resolução desta problemática dando à aquele necessita de auxílio as ferramentas para o alcance do objetivo. Ora em outras situações este profissional deve estar preparado psicologicamente para compreender e interpretar o papel que ele irá cumprir em casos determinados.

O Serviço social trabalha em acordo com sua metodologia e convive com o contexto social que se vive em determinada época ,ele planeja,organiza,viabiliza,administra,avalia,estuda, supervisiona e executa recorre aos meios governamentais ou de administração pública, privada ou ONGs.

Para cada área que o serviço social atende ele tem a sua importância, o seu valor ainda há muito que questionar, mas esse trabalhador o assistente social ele tem ética a cumprir ele tem preocupação com a problemática social e tem ciência que muitas vezes depende dele a garantia de algum direito que é desconhecido pela população e à partir dele que se toma conhecimento teórico e prático do que se há para fazer.

O serviço social tem ganhado mais espaço em algumas esferas, a escola, por exemplo, é importante a presença do assistente social nesse ambiente, ele atua na educação mas com o papel conscientizador e em situações decorrentes que ocorrem neste espaço e que seu conhecimento e capacidade de  intervir,auxiliar,compreender,fornecer alternativa para cada questão que seja levantada, o serviço social no âmbito educacional é capaz de detectar e intervir em problemas que o aluno passa em casa e sem apoio acaba eclodindo no seu convívio social com violência,exclusão social,drogas,mal comportamento,problemas na saúde,renda,emprego etc. O assistente social é um profissional capacitado para agir e interagir nos mais variados tipos de caso,dar-se aí a sua importância para a sociedade.

Na saúde o papel do assistente social assume também importância possibilitando à pacientes e familiares no intermédio de diversas questões relacionadas a falta de acesso a direitos assegurados,orientação,acompanhamento e aparatos necessários às famílias contam também  com os programas de saúde e núcleos de apoio a saúde e a família.

O Serviço Social marca presença também na área trabalhista, industrial basta lembrarmos-nos da revolução industrial e o desenvolvimento do assistente social na questão garantia de direitos trabalhistas em intermédio entre trabalhador e empregador em todo o processo de evolução do capitalismo onde envolve vulnerabilidade social. O papel do serviço social junto a empresa e trabalhador nos dias de hoje é baseado no intermédio entre deveres do empregador e  trabalhador de cunho assistencial em viabilizar ações humanas no ambiente de trabalho onde beneficie a ambos o que pode por vezes comprometer alguns princípios éticos da profissão.

ETAPA 2

A filantropia são instituições sem fins lucrativos cujo objetivo é dar assistência à famílias,idosos,adolescentes,auxilio a portadores de deficiência etc. Sem apoio ou incentivo do governo geralmente é motivada pelo sentimento de ajuda ao próximo,ajuda aos mais carentes.Há instituições filantrópica organizadas por ONGs- Organizações não Governamentais que atuam no combate em países que são menos desenvolvidos ou com alto índice de pobreza,falta de recursos para determinadas áreas social. Para se tornar instituição filantrópica perante os órgãos públicos é necessário que esta instituição tenha realizado atividades humanistas e auto-sustentáveis, mas sem remunerações aos envolvidos nas ações  por no mínimo 3 anos. Tendo este reconhecimento e assim conferir às organizações a isenção do recolhimento das contribuições para a seguridade social. Passa a ser considerada uma Entidade Beneficente de Assistência Social, reconhecido pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com