TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III

Por:   •  3/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.141 Palavras (13 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO MANAUS – AM

SERVIÇO SOCIAL 4° SEMESTRE

ATPS – Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III

        

MANAUS-AM
2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO MANAUS – AM

SERVIÇO SOCIAL 4° SEMESTRE

ATPS – Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social III

EQUIPE: Abiail Ferreira de Lima                                      Ra: 406280
               Adilza Maria de Vasconcelos Coelho
                Ra: 432532

                Arlete Dutra Leal                                                Ra: 408114

                Chirles Maria Rodrigues                                     Ra:429445

                Luzia Silva dos Santos                                       Ra: 440702

                 Vânia Marinho                                                   Ra: 437071

[pic 1]

MANAUS-AM
2014

Sumário

  1. Introdução.........................................................................................04
  2. Qual a importância do Serviço Social nos dias de hoje...............05                                                                                                                                             
  3. Filantropia/Serviço Social.............................................................. 06

3.1 Assistencialismo/Serviço Social................................................   07

  1. Mercado de trabalho do Assistente Social .................................  08
  2. Atuação do assistente social no terceiro setor............................ 09
  3. Considerações finais...................................................................... 11
  4. Referências bibliográficas.............................................................. 12

               

                                     

                                            Introdução

Este trabalho tem o objetivo de esclarecer as dimensões do Serviço Social, enfatizando a visão do profissional da área nos dias de hoje, a filantropia e o mercado de trabalho do assistente social. Além disso, tende a identificar o contexto geral das práticas assistenciais, descrevendo o percurso com base nos tópicos principais, com ajuda das ações do serviço social. E finalmente discorre sobre o percurso metodológico, mostrando o referencial teórico. O Serviço Social na atualidade situa alguns desafios históricos que se apresentam aos Assistentes Sociais. Pensar o Serviço Social na contemporaneidade nos remete primeiramente a pensar no compromisso com a população, nos limites, nos desafios e, acima de tudo, na busca por novos caminhos norteadores, enfatizando também a verdadeira finalidade.

        

   

2. Qual a importância do Seviço Social nos dias de hoje

          O Serviço Social é uma profissão necessária em todas as áreas da sociedade, não somente nos dias de hoje, mais com certeza em todos os tempos. A emergência dessa profissão no Brasil ocorreu na década de 1930 e atualmente está vinculada ao campo das ciências sociais aplicadas cujo objeto de intervenção são as expressões da questão social ou do problema social como é divulgado até os dias de hoje. Por isso, essa profissão se faz necessária em todas as esferas, porque é por meio dela que muitos problemas são solucionados.

O assistente social planeja e executa políticas públicas sociais, voltados unicamente para o bem-estar da coletividade, onde tais políticas são de fundamental importância à integração do indivíduo na sociedade em que vivemos.

É uma profissão de qualidade. Portanto, precisa ser respeitada por todos os outros profissionais, uma vez que se encontra inserida junto aos demais profissionais de outras áreas, na busca de soluções que contemplem os grupos sociais de forma coletiva. É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumentos científicos multidisciplinar das ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas questões sociais. Isto é, interferem no conjunto de desigualdade que se originam entre a socialização da produção e a apropriação privada  dos frutos do trabalho humano.

Muitos são os desafios dessa categoria, porém, é por meio da intervenção profissional cotidiana, que se reconhecem suas dimensões, bem como a diferença entre os instrumentos de trabalho utilizados pelo Assistente Social. É nesse terreno de contradições que os assistentes sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica que são constantes, fazem de seu cotidiano um agir comprometido, ou seja, aliançados com a sua verdade, e com a universalização do acesso aos direitos, enfocando a legitimação social da profissão, contudo é na defesa dos direitos que esses profissionais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdades, tendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania aparece de forma ainda contestadora.

O Serviço Social tem como objetivo a contribuição para a construção de uma ordem social, política e econômica menos desigual e que atue reconhecendo nas determinadas estruturas e nas dificuldades da realidade social, os limites e as possibilidades do trabalho profissional, rebelando-se sempre contra injustiças que afetam aqueles que estão desamparados socialmente.

Então o profissional Assistente Social, atua nas expressões exclusivamente da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento por meio de políticas públicas empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. É também dotado de formação intelectual e cultural, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva no conjunto de relações sociais e no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com