TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Artigo: ATPS TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

Aula-tema: Fundamentos da administração: Conceitos e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.

Passo-1 (Aluno)

Pesquisar no PLT e nas bibliografias complementares da disciplina Teorias da Administração:

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas;

3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

1 - Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos e competências organizacionais para alcançar determinados objetivos com eficiência e eficácia por intermédios de um arranjo convergente. A administração é também considerada como uma habilidade humana que teve sua construção teórica baseada sob a influência de vários filósofos da época e suas teorias se concretizou após a Revolução Industrial com os percussores Taylor (teoria científica) e Fayol (teoria clássica). A tarefa da administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e todos os níveis da empresa a fim de atingir todos os objetivos da melhor forma possível.

Suas variáveis são:

Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência

aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais.

Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administração uma

ciência que cuida da configuração e estruturação das organizações.

Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administração uma ciência

aplicada na sobre as pessoas e suas atividades dentro das organizações.

Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administração uma

ciência que cuida da aplicação bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.

Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administração uma

ciência que busca a adequação das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo.

2 - Principais fatos a serem citados na utilização da administração em setores políticos, econômicos, sociais na história, seriam tal como no Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Na China, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração. E, ainda, as instituições otomanas, pela forma como eram administrados seus grandes feudos. Os prelados católicos, já na Idade Média, destacavam-se como administradores natos.

Na evolução histórica da administração, duas instituições se destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. Através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis. As Organizações Militares evoluíram das displicentes ordens dos cavaleiros medievais e dos exércitos mercenários dos séculos XVII e XVIII até os tempos modernos com uma hierarquia de poder rígida e adoção de princípios e práticas administrativas comuns a todas empresas da atualidade. Principais nomes;

Escola Clássica – Tem esse nome por que seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

Escola Neoclássica – Foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores

3 - Na especificidade de seu contexto, observaremos que a história britânica contou com uma série de experiências que fez dela o primeiro dos países a transformar as feições do capitalismo mercantilista. Entre tais transformações históricas podemos destacar o vanguardismo de suas políticas liberais, o incentivo ao desenvolvimento da economia burguesa e um conjunto de inovações tecnológicas que colocaram a Inglaterra à frente do processo hoje conhecido como Revolução Industrial.

Com a Revolução Industrial, a qualidade das relações de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com