TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TEORIAS DA NEGOCIAÇÃO

Casos: ATPS TEORIAS DA NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Conceito de Administração

Do latim “Admisnistracione” que significa “direção, Gerência”. Gerenciar ou administrar requer algumas habilidades, tais como: Ter uma visão geral da em-presa e ter aptidão para interagir com pessoas e suas atitudes, pois o estilo do líder contribui com a direção da organização.

É o ramo que se define pelo uso de regras, funções e series de concei-tos. Significa controlar, planejar uma organização privada ou não, tendo em vista sempre uma maior produtividade, um bom ambiente de trabalho, lucro e demais ob-jetivos definidos pela instituição.

A atuação do administrador dentro da organização é de extrema impor-tância, pois definirá a eficácia na utilização dos recursos disponíveis para chegarem ao objetivo.

Contudo, o maior conceito de administrador é trabalhar por intermédio de outras pessoas para realizarem intentos comuns da empresa. Defini-se também por meio de ações no ato de preparar processos, traçar metas, interpretar dados e analisar os recursos para se obter um resultado positivo.

 Teoria Clássica - Henri Fayol

A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.

 Teoria das relações Humanas - Elton Mayo

Em meados do século XX, a Teoria das Relações Humanas preocupou-se inten-samente com o esmagamento do homem pelo desenfreado desenvolvimento da civilização industrializada.

Mayo passa a defender os seguintes pontos de vista: O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: suas pesquisas indicaram que o nível de produção é mais influ-enciado pelas normas do grupo do que pelos incentivos salariais e materiais de pro-dução. Para Maio, a atitude do empregado em face de seu trabalho e a natureza do grupo do qual ele participa são fatores decisivos na produtividade.

Mayo se opunha à afirmação de Taylor de que a motivação básica do empregado era meramente salarial (homo economicus). Para ele o conflito social deve ser evita-do a todo custo através de uma administração humanizada que faça um tratamento preventivo e profilático. As relações humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social. Para ele, o conflito social é o germe da destruição da própria sociedade.

 Teoria da Burocracía - Max Weber

Weber concebeu a teoria da Burocracia como algo que tornasse a organização eficiente e eficaz, garantindo com ela: rapidez; racionalidade; homogeneidade de interpretação das normas; redução dos atritos, discriminações e subjetividades inter-nos; padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) e, mais impor-tante, o alcance dos objetivos. A Burocracia, em síntese, busca amenizar as conse-quências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos organizacionais através da competência e eficiência, sem considerações pessoais.

 Teoria Científica - Frederick W. Taylor

Teoria da Administração Cientifica aborda a ênfase nas tarefas. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de alcançar elevada eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. A Escola da Administração Cientifica foi iniciada no começo deste século pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA (Teoria Geral da Administração). Taylor teve inúmeros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com