TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Teoria Da Administração 2013

Exames: ATPS - Teoria Da Administração 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  4.294 Palavras (18 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 18

DESAFIO

A proposta desse desafio é que você e a sua equipe, por meio do conhecimento das Teorias da Administração, auxiliem o Sr. Bread, proprietário da Padaria Q Pão na reestruturação do seu negócio para que ele consiga manter sua empresa ativa e competitiva.

Esta atividade é importante para você aluno conseguir visualizar na prática as teorias da administração, podendo aplicar o aprendizado teórico em uma realidade empresarial.

Estudo de Caso – Padaria Q Pão

O Sr. Bread é dono da padaria Q Pão, uma tradicional padaria que está na sua família há três gerações, desde a época de seu avô. No entanto, a Q Pão vem passando por várias dificuldades, tirando o sono do Sr. Bread que não quer encerrar o negócio da família. Entre os problemas que a Q Pão vem enfrentando: redução das vendas de produtos de fabricação própria (esses são os produtos de maior lucratividade); reclamação de clientes sobre a qualidade dos produtos de fabricação própria oferecidos, e reclamação sobre atendimento; a comunicação interna está comprometida e parece que os funcionários não respeitam mais o Sr. Bread, que não tem voz ativa com eles quando chegam atrasados, faltam ou destratam um cliente. Na linha de produção, o confeiteiro não tem se empenhado e falta produtos como bolos e doces para atender de imediato os clientes. Ocorre também de ter atraso nas encomendas, o que gera cancelamentos e prejuízo para o Sr. Bread, além de comprometer a imagem da Q Pão para os clientes.

A padaria Q Pão conta hoje com os seguintes funcionários: o proprietário, o Sr. Bread, 3 atendentes de balcão, 2 atendentes de caixa, 1 atendente na cafeteria interna da padaria, 2 padeiros e 1 confeiteiro. O horário de funcionamento da padaria é das 6h da manhã às 21h da noite, de segunda a segunda, incluindo feriados. Os atendentes e os padeiros alternam turnos de trabalho e finais de semana, mas não tem uma escala. Os funcionários, por conta própria e sem avisar o Sr. Bread, acertam os detalhes da escala entre si, e acontece de várias vezes faltarem, por mal entendidos no combinado entre eles mesmos, deixando o Sr. Bread defasado de funcionários para atender seus clientes. Uma vez que o Sr. Bread tem que cobrir atendentes de balcão e caixa, além de atender fornecedores e pagar as contas, sobra pouco tempo para supervisionar a linha de produção e de qualidade de seus produtos.

As Finanças da Q Pão também não andam boas, pois o Sr, Bread, para não atrasar pagamento dos fornecedores, tira dinheiro do seu próprio bolso e ele já nem sabe mais o que é dívida da padaria e o que é sua, e nem tem certeza da lucratividade que a padaria oferece hoje.

OBJETIVOS

Elaborar uma proposta de reestruturação e melhorias para a Padaria Q Pão, utilizando conceitos teóricos, visando tornar a empresa mais dinâmica e competitiva.

Etapa 1: Fundamentos da administração: Conceito e antecedentes históricos da Administração. Da revolução urbana à revolução industrial.

Passo 1: Pesquisar no PLT e nas bibliografias complementares da disciplina Teorias da Administração.

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história:

Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. Essas decisões abrangem em cinco principais: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

2. Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da história, citando os principais nomes e premissas.

Escola Clássica: Eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização.

Evolução da escola clássica (escola neoclássica): Estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção.

Enfoque comportamental: Diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética e responsabilidade social.

Enfoque Sistêmico: Complexidade, sistemas. O pensamento sistêmico está presente nas outras trilhas da “selva das teorias”.

3. Pesquisar sobre a Revolução Industrial apontando como a mesma criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.

No século XVIII, as tendências que o mercantilismo havia iniciado foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois eventos: o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor. A produção e utilização de conceitos e ferramentas de administração foram influenciadas pelo surgimento de uma nova personagem social: a empresa industrial.

Algumas das principais tendências administrativas criadas e aceleradas pela Revolução Industrial estão resumidas abaixo:

- Substituição do artesão pelo operário especializado;

- Invenção de fábricas;

- Crescimento das cidades, originando novas necessidades de administração pública;

- Surgimento dos sindicatos;

- Marxismo;

- Doutrina social da igreja;

- Darwinismo social;

- Administração consolida-se como área do conhecimento;

- Primeiras experiências práticas com a moderna administração de empresa (Soho).

Passo 2: Assistir ao vídeo: Rafinha e a Sociedade da Informação, disponível em: em <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0Bx5DS-JfdRklbi1UaElFNzBuUVE/edit>. Acesso em: 22 abr. 2013, e responder a seguinte questão: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?

Jamais poderíamos fazer uma afirmação tão absurda, digo isso porque a Revolução Industrial foi sim um marco INICIAL do que vivenciamos hoje, porém não haviam os direitos básicos dos trabalhadores e as condições de trabalho nas empresas. Os trabalhadores lutaram muito pelos seus direitos, surgindo espécies de sindicatos. Outro fator importante que contradiz essa afirmação é que no século XVIII não se preocupavam com o meio ambiente, somente a industrialização a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com