TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATps De Psicologia Social

Monografias: ATps De Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE PIRACICABA

Curso Serviço Social – Terceiro Semestre

Disciplina Psicologia Social

ATPS Psicologia Social

Nome RA

Enerli Pereira da Silva 4300066677

Érica Verginio Nogueira 3821683265

Gabriele Josiane Ribeiro 4351859901

Lilian Roberta Sanches 4351845855

Rosicler de Oliveira da Silva 3821667837

Silvia Evangelista Ramos 3839703102

Prof. Ead: Lindolfo A. Martinelli

Profa. Tutora Presencial: Marcia Zuleika Pereira da Silva

Piracicaba/ SP

2013

Sumário

I - Introdução..........................................................................3

II – Desenvolvimento..............................................................4

Etapa 1.....................................................................................

Etapa 2.....................................................................................

Etapa 3.....................................................................................

Etapa 4.....................................................................................

IV – Referência Bibliográfica................................................11

I - Introdução

Neste trabalho estamos abordando sobre a Psicologia social. Onde nos consiste a construção de uma fundamentação teórica- prática referente aos conceitos de humilhação social e invisibilidade pública, e também na identificação desses fenômenos na vida cotidiana.

Objetivo do grupo, é que com o termino do trabalho nós possamos compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio- histórico, empenhando as possibilidades de ação compreendidas na realidade. Que tenhamos visão sobre as demandas da sociedade, sabendo-se assim formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social.

II - Desenvolvimento

Etapa 1

Esta atividade é importante para criar uma aproximação com o conceito de humilhação social, oferecendo suporte para a realização das demais atividades.

Passo 1 (Individual):

Para se realizar este estudo, usou-se a analise de Marx e de Freud, por isso, não tem como pegar duas teses, assumindo somente uma e excluindo a outra; pois, são duas vertentes que em determinado ponto se encontram.

Marx em sua teoria acredita que o homem é fruto do que produz. Ele ocupa um lugar de destaque, ou, se torna visível, a partir de sua conquista na sociedade. O que acaba gerando uma a divisão de classes. Para ele, o proletariado deveria ter mais direitos sobre o que produz, sendo distribuído de forma igualitária. Freud, por sua vez, modernizou o mundo da psicanálise com suas teorias. Um conceito de consciente, desejos inconscientes, onde se divide em camadas: conscientes, subconsciente (pré-consciente) e o inconsciente. Acredita que o homem tenha vontades primitivas escondidas no consciente, que se revelam em lapsos ou nos sonhos; alguns traumas ou repressões em seu ser, que faz com que o consciente, o lance para o inconsciente.

No entanto, os dois se encontram quando se tornam um problema psicossocial. A influência e reprimenda sobre o homem, o impedindo de produzir como indivíduo, alienando-os, e sujeitando-os as varias formas de dominação autoritárias.

Passo 2 (Equipe):

Reunir-se em equipe com o intuito de partilhar as percepções de cada individuo acerca do texto lido, a fim de promover uma reflexão crítica sobre os pontos comuns levantados na discussão pelos alunos.

Pontos comuns levantados em debates:

A Questão de desigualdade social- invisibilidade, frustrações, privações, falta de estrutura socioeconômica, o desequilíbrio psíquico e emocional, constante tentativa de superação, sentimentos de inferioridade, perca da identidade, das raízes de origens e cultural, abandono, sensação de escravidão, e até sentimento de culpa....

Passo 3 (Equipe):

Relatório das considerações do grupo sobre o tema tratado:

A questão de humilhação social tem um contexto enraizado, desde a escravatura. O domínio do homem branco, sobre o povo negro, trazido para o Brasil em condições subumanas; tratados como mercadorias, moeda de troca. Após a escravidão se origina outro processo de degradação dos negros. Livre dos açoites e das senzalas e presos nas misérias das favelas. Dizia o refrão de uma música. Esquecidos as margens da sociedade, sem as mínimas condições de inserção social; que deveria existir de uma forma justa, de caráter reparatório e igualitário. Uma bagagem de luta e humilhação, que negros, mestiços, mulatos, pardos, ainda trazem consigo, como resquícios desses quase trezentos anos de sofrimento.

Migrantes, nômades-urbanos, que deixam sua terra (lugar de origem), seu povo, sua história, sua cultura; em busca de uma vida melhor, em uma cidade grande, que quase sempre o engole.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com