TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente De Chernobyl

Trabalho Escolar: Acidente De Chernobyl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  7.218 Palavras (29 Páginas)  •  2.507 Visualizações

Página 1 de 29

O Acidente de Chernobyl

 

O acidente na Usina Nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, antiga União Soviética, ocorreu dia 26 de abril de 1986. Este acidente é considerado o pior acidente nuclear da história e gerou uma nuvem radioativa que atingiu a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido.

Expansão da radiação após o acidente de Chernobyl

A nuvem, com uma grande quantidade de materiais radioativos, depositou especialmente iodo e césio, por praticamente todo o solo Europeu.  O Iodo-131, que contribui principalmente para o câncer na tireóide, tem uma meia-vida física de oito dias e a maior parte se desintegrou poucas semanas após o acidente. O Césio-137, que contribui para doses interna e externa, tem uma meia-vida física de 30 anos e, até o ano de 2005, ainda era encontrado em solos e alimentos em grande parte da Europa.

Como funciona uma usina nuclear???

A Usina Nuclear é uma instalação industrial que tem por finalidade produzir energia elétrica a partir de reações nucleares. As reações nucleares de elementos radioativos produzem uma grande quantidade de energia térmica.

Geralmente, as usinas nucleares são construídas por um envoltório de contenção feito de ferro armado, concreto e aço, com a finalidade de proteger o reator nuclear de emitir radiações para o meio ambiente.

O elemento mais utilizado para a produção dessa energia é o urânio.

Fases de uma Usina Nuclear

Como mostra a figura abaixo, uma usina nuclear é formada basicamente por três fases, a primária, a secundária e a refrigeração.

Inicialmente, o urânio é colocado no vaso de pressão. Com a fissão, há a produção de energia térmica. No sistema primário, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear.

No sistema secundário, a água aquecida pelo sistema primário transforma-se em vapor de água em um sistema chamado gerador de vapor. O vapor produzido no sistema secundário é aproveitado para movimentar a turbina de um gerador elétrico.

O vapor de água produzido no sistema secundário é então transformado em água através de um sistema de condensação, ou seja, através de um condensador que, por sua vez, é resfriado por um sistema de refrigeração de água. Esse sistema bombeia água do mar, água fria, através de circuitos de resfriamento que ficam dentro do condensador.

Por fim, a energia que é gerada através de todo o processo de fissão nuclear chega às residências por redes de distribuição de energia elétrica.

Como se deu o acidente em Chernobyl???

A usina de Chernobyl está situada no assentamento de Pripyat, Ucrânia, 18 km ao noroeste da cidade de Chernobyl.  A usina era composta por quatro reatores, cada um capaz de produzir 1 GW de energia elétrica (3,2 Gigawatts de energia térmica). A construção da instalação começou na década de 1970, com o reator No 1 comissionado em 1977, seguido pelo No 2 (1978), No 3 (1981), e No. 4 (1983). Dois reatores adicionais (No 5 e No 6, também capazes de produzir 1 GW cada) estavam em construção na época do acidente. 

No dia 26 de abril de 1986, às 1:23:58 a.m. hora local, sábado, o quarto reator da usina de Chernobyl – conhecido como Chernobyl-4 – sofreu uma catastrófica explosão que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretimento.

 A primeira explicação para o acidente, publicada em agosto de 1986,  atribuiu a culpa exclusivamente aos operadores da usina. De acordo com essa explicação, os operadores foram descuidados e violaram vários procedimentos de segurança, parcialmente porque eles ignoravam os defeitos de projeto do reator. É importante notar que os operadores desligaram muitos dos sistemas de proteção do reator realizando uma série de ações proibidas pelos guias técnicos de operação de reatores do tipo de Chernobyl.

 De acordo com o relatório da Comissão do Governo, publicado em agosto de 1986, os operadores removeram pelo menos 204 barras de controle do núcleo do reator (de um total de 211 deste modelo de reator). O guia técnico de operação do retaor proibia a operação do reator com menos de 15 barras dentro do núcleo. 

Outro fator importante na ocorrência do acidente foi que os operadores não tinham informações completas sobre os procedimentos que poderiam fazer com que o reator ficasse fora de controle. De acordo com um dos operadores o projetista omitiu estas informações. Acredita-se que esta falta de transparência no fluxo de informações decorreu do fato da gerência da instalação ser composta por pessoas não qualificadas em reatores nucleares. O diretor e o engenheiro chefe tinham experiência e treinamento em usinas termo-elétricas a carvão. O próprio engenheiro chefe dos Reatores 3 e 4, somente tinha “alguma experiência com pequenos reatores nucleares “. 

O reator da Unidade 4 estava programado para ser desligado para manutenção de rotina no dia 25 de abril de 1986. Esse desligamento seria útil para testar a capacidade do gerador do reator gerar energia suficiente para manter as bombas de água funcionando em caso de perda do suprimento externo de energia. Reatores como os de Chernobyl têm um par de geradores diesel disponível como reserva, mas eles não são ativados instantaneamente – o reator é, portanto, usado para acionar a turbina, a certo ponto a turbina seria desconectada do reator e deixada a rodar sob a força de sua inércia rotacional, e o objetivo do teste era determinar se as turbinas, na sua fase de queda de rotação poderiam alimentar as bombas enquanto o gerador estivesse partindo. O teste foi realizado com sucesso previamente em outra unidade (com as medidas de proteção ativas) e o resultado foi negativo (isto é, as turbinas não geravam suficiente energia, na fase de queda de rotação, para alimentar as bombas), mas melhorias adicionais foram feitas nas turbinas o que levou à necessidade de repetir os testes.

 A potência de saída do reator 4 devia ser reduzida de 3,2 GW para 700 MW a fim de realizar o teste com uma potência mais baixa e portanto, mais segura. Houve um atraso no início da experiência e os operadores do reator reduziram a geração muito rapidamente: a potência atingiu 30 MW. Como resultado, a concentração de nêutrons diminuiu. Embora a potência estivesse próxima ao valor mínimo permitido pelos regulamentos de segurança, a gerência dos operadores decidiu não desligar o reator e continuar o teste,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com