TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acumulação Capitalista E Questão Social

Ensaios: Acumulação Capitalista E Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Qual o significado da pobreza no capitalismo?

A pobreza é uma das manifestações da questão social, ela é o que resulta das relações constituídas no padrão capitalista de desenvolvimento, onde convivem a acumulação e a extrema pobreza. Os pobres são o produto dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade nos plano social, cultural, econômico e político, definindo o lugar desses indivíduos não só na sociedade, mas nos processos de expansão e desenvolvimento do sistema capitalista.

2 - Quais os modelos de proteção social desenvolvidos no Estado Novo?

No Estado Novo os modelos de proteção social se dualizam: de um lado, desenvolve-se apoiado firmemente na capacidade contributiva dos trabalhadores do mercado formal, garantindo a eles alguns direitos básicos como: a regulação da jornada de trabalho, o repouso remunerado, às férias etc. Do outro, vai destinar aos mais pobres, desempregados e trabalhadores do mercado informal, um “modelo de regulação pela benemerência” onde são atendidos por obras sociais e filantrópicas que se mantinham por meio de uma rede burocrática e clientelista, seguindo critérios de mérito, baseando-se numa lógica de benemerência, dependente e caracterizada pela insuficiência e precariedade, moldando à cultura de que “ para os pobres qualquer coisa basta”.

3 – Explique a concepção de proteção social a partir de 1988:

A constituição de 1988 redesenha de maneira radical o sistema brasileiro de proteção social , afastando-se do modelo meritocrático-conservador e aproximando-se do modelo redistributivista, voltado para a proteção de toda a sociedade, dos riscos impostos pela economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com