TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Financeira E Orçamentaria

Pesquisas Acadêmicas: Adm Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária.Tipos de negócios.

Introdução

Deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro. Sendo que há necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.

Analisando-se apuradamente verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional em que se torna dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Administração Financeira

Qual o papel do administrador financeiro? Cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas.

Administração de Caixa é administrar o caixa fazendo que as empresas não fechem as portas. È essencial numa empresa que a atividade administrativa seja exercida por pessoas que apresentem conhecimentos financeiros e contábeis que saibam acompanhar e prever estratégias para o demonstrativo contábil. O demonstrativo do fluxo de caixa é o instrumento que monitora a evolução do equilíbrio e desequilíbrio dos recursos financeiros e assegura a visão para a necessidade do caixa. O fluxo de caixa tem que compreender períodos que possibilitam compreender: as projeções de entrada e saídas de recursos e períodos deficitários e de superavitários.

A administração de caixa estabelece controles que é a principal ferramenta para uma boa administração dos recursos financeiros e para se tiver sucesso terá de ter todos os departamentos da empresa. E estes departamentos deverão evitar despesas excessivas e melhorar despesas.

A importância de um planejamento bem elaborado para pequenas empresas que não tem o hábito de formalmente de fazê-lo. O desenvolvimento tem que ter o resultado esperado de uma gestão competente. A administração financeira tem que ter o resultado projetado alcançado de um planejamento esperado. A preocupação das pequenas empresas é consideravelmente por que tem um grande crescimento na economia saudável e considerável da população efetivamente econômica. Segundo o SEBRAE as classificações do porte das empresas estão classificadas em:

Microempresas- receita bruta anual igual ou inferior a 4 333.755.14.

Empresa de pequeno porte: receita bruta anual a 4 333.755.14.

Segunda forma de classificação considera a diferença de segmentos e determina o que deverão ser considerado:

Microempresa: na indústria e construção até 10 pessoas ocupadas no comércio e serviço, ate nove pessoas ocupadas.

Pequenas empresas: na indústria e na construção de 20 a 95 pessoas ocupadas.

Pequenas empresas: no comércio e serviços de 10 a 49 pessoas ocupadas.

Para Marelli (1994) a classificação do porte da empresa se torna necessária a adoção de variáveis ou critérios quantitativos e / ou qualitativos que são descritos:

Quantitativos: os principais problemas é a falta de um sistema contábil.

Qualitativos: são problemas encontrados de tipo de inserção ao acesso de mercado de capitais e inovações tecnológicas, divisão de trabalho especializada e mão de obra especializada.

Aspectos que afetam as pequenas empresas:

Pontos fortes: menor burocracia maior agilidade na tomada de decisão por depender de um número de pessoas, uma boa comunicação entre os membros das empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com