TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao organizações

Ensaio: Administracao organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Ensaio  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que são organizações? Como se classificam?

Segundo Mayntz, organizações são formações sociais articuladas, em sua totalidade, com um número necessário de membros. Tem funções internas diferenciadas, possuem, de maneira consciente, fins e objetivos específicos e estão ordenadas de forma racional, pelo menos intencionalmente, tendo em vista o cumprimento desses fins e objetivos. São classificadas em propriedades públicas e propriedades privadas ou particulares.

2. Qual a diferença entre organizações coercitivas e utilitárias ou normativas?

Organizações coercitivas são aquelas em que a coerção consiste no principal meio de controle sobre os membros dos níveis inferiores, resultando daí elevada alienação dos mesmos em relação à entidade, sendo o principal meio de controle com o objetivo de disciplinar. Ex.: prisões, clinicas psiquiátricas, internatos.

Utilitárias são aquelas em que o principal meio de controle sobre os membros de níveis inferiores reside na recompensa. O que direcionas a maioria dos membros é a participação calculista, interesseira. Estas organizações, em geral, são chamadas de indústrias.

3. Como se classificam e quais são as características das organizações formais?

As organizações formais se classificam em quatro tipos, segundo seus objetivos: associações de benefício mútuo nas quais os sócios são os principais beneficiados Ex.: sindicatos, partidos políticos, clubes.

Firmas comerciais são aquelas cujo seus principais beneficiários devem ser seus proprietários, indústrias, empresas, lojas, bancos.

Organizações de serviços que seu principal beneficiário é parte do poder publico que tem conta direto com elas, com quem e para quem seus membros trabalham. Sua função básica é servir seus clientes. Ex.: hospital, escolas, serviço social.

Organizações para o bem-estar-público são aquelas cujo principal beneficiário é o público em geral. Ex.: departamento de estado, polícia, corpo de bombeiros.

Classificam-se em divisão de trabalho, do poder e das responsabilidades de comunicação, presença de um ou mais centros de poder e substituição de pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com