TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Dissertações: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  9.514 Palavras (39 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 39

Processos Administrativos

Trabalho do 3º semestre apresentado ao curso de

Administração da Faculdade de Sorocaba

Anhanguera Educacional

Tutora: Silvia Nascimento, sob orientação.

Professora Rosana Carvalho Pereira

SOROCABA

2012

Introdução

As empresas escolhem ramos de atividades que as levam a gerar produtos ou prestar serviços variados. Assim escolhem o produto ou o serviço que irão gerar, as empresas definem quais serão seus clientes e seus fornecedores de insumos, isso compõe a estratégia empresarial, e para que se tenha uma empresa eficiente e eficaz a mesma precisa articular-se como um sistema integrado e assim surgem os processos.

Processos e o modo de proceder, considerando o necessário ao valido exercício do poder.É composto por uma sequencia de atos que visam a produzir um resultado. Já o Processo Administrativo é a sequência de atividades da Administração ligadas entre si que visam alcançar determinado efeito final.Trata-se de como a Administração toma suas decisões, seja por iniciativa de um particular seja por iniciativa própria, trata-se de um conjunto de atos coordenados e interdependentes necessários a produzir uma decisão final a respeito de alguma função ou atividade Administrativa.

Etapa 01

1º passo

As definições (o que é) e os tipos de planejamento.

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes no nível institucional da empresa estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.

O planejamento estratégico

É um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo e mais abrangente, e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é no nível institucional. E um processo continuo de tomada de decisões estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa.

Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considera as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente. Enquanto a estratégia empresarial está voltada para que as empresas devam fazer para alcançar os objetivos empresariais, o planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar tais objetivos. Trata-se de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial. Isso significa que toda a empresa deve ser envolvida no planejamento estratégico, todos independentes dos níveis hierárquicos.

O planejamento estratégico está voltado para resultados a longos prazos. Está voltada para as relações entre a empresa e seus ambientes de tarefas envolvendo a empresa com um todo abarcando todos seus recursos, no sentido de obter efeitos sinergético de todas as capacidades.

O planejamento estratégico exige sete etapas:

1. Determinação dos objetivos: São as pretensões ou propósitos da empresa, os quais, em conjunto, definem sua razão de ser ou de existir.

2. Os objetivos da empresa podem se agrupados em quatro categorias, Lucro, Expansão da Empresa, Segurança e Autonomia ou Independência.

3. Análise ambiental externa:

É maneira pela qual a empresa procura conhecer seu ambiente externo e diagnosticar o que nele ocorre. Assim operar com eficiência e eficácia. O ambiente geral envolve fatores que influenciam todas as organizações sem qualquer distinção, embora com diferentes impactos, a saber. Fatores tecnológicos, Fatores políticos, fatores Econômicos, Fatores Legais, Fatores Sociais, Fatores Demográficos, Fatores Ecológicos, Consumidores ou Usuários e Fornecedores de Recursos.

4. Análise organizacional interna:

É o processo pelo qual se examina os recursos disponíveis, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos e humanos da empresa como fatores conjuntos para verificar quais são suas forças e fraquezas e como a empresa pode explorar as oportunidades e defrontar-se com as ameaças e coações que o ambiente lhe apresenta. A análise organizacional deve levar em conta os seguintes aspectos, Missão e visão organizacional, Recursos empresariais disponíveis, competência atuais e potenciais, Estrutura organizacional, tecnologia, Pessoas e cultura organizacional.

5. Formulação de alternativas:

A formulação das alternativas estratégicas pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos. Dependendo da situação externa e interna, pode ser dada preferência a estratégias ativas ou passivas. Normalmente, as grandes empresas de caráter dominante desenvolvem estratégias ofensivas em seus principais segmentos de mercados, enquanto as pequenas firmas preferem sobreviver por meio de estratégias defensivas quando atuam em mercados abrangidos pelas grandes empresas ou por meio de estratégias ofensivas em segmentos de mercados ignorados pelas empresas dominantes.

6. Elaboração do planejamento:

O planejamento estratégico precisa considerar todos os fatores que integradamente deverão constituir o comportamento da empresa. Esse conjunto de fatores é conhecido como os setes “S” a saber: Staff a equipe, as pessoas que formam a organização e sua gerência. Style o estilo o comportamento e a ética de todos na empresa. Skills a qualificação as habilidades e os conhecimentos das pessoas. Systems os sistemas os padrões de comunicação da organização e entre a organização. Structure A estrutura organizacional, o plano organizacional da empresa. Shared values o modo de pensar e agir da equipe que forma a empresa. Superordinate a missão e hierarquia de objetivos, a filosofia da empresa, a vocação e finalidade da organização.

7. Implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com