TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Ensaios: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 4

A atividade prática supervisionada, é um importante meio de interação e absorção da teoria apresentada na sala de aula, através dela, temos a oportunidade de aprofundar os estudos, pesquisar assuntos relacionados e promover debates entre os colegas do grupo para melhor solucionar o desafio proposto.

Neste trabalho, analisaremos aspectos detalhados de uma Microempresa do ramo de alimentação que passa por dificuldades financeiras, falta de motivação da equipe e problemas de gestão. Através do conhecimento adquirido na respectiva matéria, tentaremos elaborar e implantar um planejamento estratégico abordando todas as etapas do plano, desde o resgate de valores morais, alinhamento de objetivos e provimento de táticas necessárias para chegar ao cenário desejado.

Diante da competitividade do mercado atual, a intenção do presente trabalho é a conscientização de gestores, proprietários de pequenos estabelecimentos, e de nós mesmos da importância da implantação de métodos que visem a excelência do negócio, independente do tamanho do empreendimento. A inserção desses métodos não garantirá o sucesso, mas com certeza, mostrará o caminho mais rápido para a resolução dos problemas enfrentados por diversas empresas diariamente.

No campo da administração, vimos fatores importantes como o plano de negócios e princípios da administração, mas agora elaboraremos um planejamento estratégico, que visa recuperar um empreendimento que já está inserido no mercado, abordaremos aqui aspectos organizacionais, financeiros, e motivacional para melhor elucidar o problema proposto.

Consultoria

Com base nas informações citadas anteriormente, pode se realizar um trabalho de Consultoria à Cafeteria, relacionando uma série de problemas e de soluções que visam a recuperação da empresa.

O objeto da consultoria é uma Cafeteria que está prestes a falir por não atender as necessidades da clientela ou de futuros clientes. Os principais problemas que afetam o desenvolvimento da empresa são péssima qualidade nos produtos e serviços oferecidos, falta mão de obra qualificada e embora haja um espaço razoável para o atendimento dos clientes, estes preferem freqüentar outros cafés que proporcionem melhor atendimento e qualidade nos produtos e serviços prestados.

Os problemas da Cafeteria atualmente são enfrentados por diversos outros tipos de estabelecimentos comercias. São de consequência única e exclusiva da má gestão dos proprietários, da falta de planejamento estratégico, da visão da empresa como um todo não apenas de uma área como a administração ou área financeira. Não há participação ativa do proprietário na parte “operacional” da empresa, algo que deveria receber maior atenção, pois os reflexos do que acontece nessas áreas afetará positiva ou negativamente nos resultados do negócio.

Para auxiliar o proprietário na recuperação da empresa, nossa equipe de consultores propôs a ele que fossem definidos aspectos como a Visão, Missão e Valores, pois esses definirão as características da empresa e a diferenciarão no mercado. Outro fator importante para a definição desses aspectos é que, serão eles que guiarão e manterão a empresa no mercado e focada nos seus objetivos.

Sugestão:

• Visão: Participar ativamente como referência no mercado de Cafeterias da região, a fim de alcançar novos mercados.

• Missão: Oferecer produtos de qualidade, sempre em busca do melhor atendimento de clientes e fornecedores, garantindo a satisfação de ambos.

• Valores: Trabalhar com ética, transparência, respeito e compromisso. Objetivando a satisfação dos nossos clientes na constate busca pela excelência e crescimento contínuo.

Tecnologia: Aliada

Hoje em dia, o tempo para fazermos qualquer coisa está cada vez mais escasso, estamos na era da informação, tudo acontece muito rápido e muitas vezes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com