TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração

Exames: Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 9

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

VALINHOS/SP

2013

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à Anhanguera, como exigência parcial para a disciplina de Competências Profissionais do curso de Ciências Contábeis, sob orientação do Prof. Tarcisio Torres Silva.

VALINHOS/SP

2013

Introdução

O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem que realiza antes, que sai da área do sonho e do desejo e parte para a ação.

A visão do negocio e fundamental para o crescimento do empreendimento, explorar as oportunidade e buscar entender e preparar para os desafios da vida profissional, assim no site do SEBRAE possui vários cursos e varias ferramentas que podem auxiliar para crescimento ou planejamento do novo negocio.

Nos dias atuais é cada vez mais comum uma pessoa deixar de ser funcionário em uma empresa e buscar a realização profissional em seu próprio negócio, para isso Instituições como o SEBRAE veem investindo cada dia mais no esclarecimento e no suporte a esses empreendedores. Embora não seja complicado abrir uma empresa é prudente que isso seja feito de forma planejada.

Existem vários tipos de negócios, Comércio, Prestação de Serviço, Indústria ou até mesmo a Atividade Rural. Uma vez definido o tipo do negócio é

momento de estudar melhor a respeito dele, momento de saber como é o mercado dentro do ramo, qual é a viabilidade do negócio e etc.

Após ter percorrido todo esse percurso de análise a abertura de uma empresa no ramo de Prestação de Serviço se faz necessário seguir os seguintes passo:

1. Verificar um ponto comercial para a Sede do Estabelecimento

2. Acertar o quadro societário e a respectiva divisão das cotas do capital social

3. Providenciar Copia autenticada da seguinte documentação dos sócios: CPF, RG, Comprovante de endereço

4. Copia simples da capa do carnê de IPTU da Sede da futura empresa e contrato de locação, caso haja.

5. Efetuar uma buscar junto a Junta Comercial do Estado de São Paulo com a razão social escolhida para se certificar de que não existe nenhuma empresa já constituída com o nome escolhido

6. Elaboração do Contrato Social que, impreterivelmente, deve conter a qualificação detalhada de todos os sócios; o interesse das partes; objetivo da empresa, descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas entre outras coisas.

7. Em alguns casos, dependendo do tipo de empresa, é preciso que tenha a assinatura de um advogado, porém, no caso das Microempresas isso não se faz necessário.

8. O Contrato Social deve então ser encaminhado, em três vias e devidamente assinado pelos sócios, à Junta Comercial, nesse caso, do Estado de São Paulo juntamente com toda a documentação dos sócios, com o Requerimento

Padrão (capa da Junta Comercial), esse em uma via, com a FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, também em uma via.

9. Ao dar entrada nessa documentação na Junta Comercial do Estado de São Paulo será necessário o pagamento de uma dar, que para a Sociedade Empresária, é de R$ 54,00 E DARF de R$ 21,00. Na Junta Comercial do Estado de São Paulo, o tempo para registro de uma empresa é, em média, 10 dias úteis. Após esse período o contrato retorno com um número de Registro, NIRE

10. No nosso empreendimento deverá ter uma licença da prefeitura, Zoonose, corpo de bombeiro.

A JUCESP é o primeiro órgão onde se registra a Empresa, com o NIRE em mãos o segundo passo é a Inscrição na Receita Federal – CNPJ.

11. Para a inscrição do Estabelecimento é preciso preencher a Ficha de Cadastro de Pessoa Jurídica – FCPJ, isso pode ser feito através de um Programa disponibilizado no site da Receita Federal para Donwload onde a FCPJ será preenchida juntamente com o QSA – Quadro Societário e enviada pela internet para a Receita Federal. Nesse momento é necessário um consulta minuciosa a Tabela Nacional de Atividades Econômicas para a correta qualificação da empresa.

12. Após enviar o arquivo pela internet, o DBE deverá ser assinado pelo responsável pela empresa diante do CNPJ, via correio, juntamente com uma cópia autenticada do Contrato Social devidamente registrado na JUCESP. Sendo a empresa enquadrada como Simples uma copia da Declaração de

Enquadramento de ME também deverá ser enviada.

O Terceiro órgão onde a empresa deverá ser registrada será na Prefeitura Municipal onde será a sede da empresa.

13. Para a Inscrição Municipal é preciso o preenchimento de um formulário específico da Prefeitura Local, anexar uma cópia do Contrato Social, do CNPJ, e de laudos de aprovação específicos como, do Corpo de Bombeiros.

A Inscrição Estadual, que deve ser feita junta a Secretaria da Fazendo do Estado de São Paulo. No Estado de São Paulo a Secretaria da Fazendo do Estado de São Paulo tem um convenio com a receita Federal de maneira que a Inscrição Estadual sai junto com o CNPJ.

É obrigatória a Inscrição Estadual para empresas no ramo de comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. Também estão incluídos os serviços de comunicação e energia.

Por ultimo se dá a inscrição na Previdência Social, mesmo que a empresa ainda não tenha funcionários.

Descrição do investimento pretendido

A criação de uma sociedade girará sob a razão social DESCANSO AMIGO LTDA, tendo sua sede e foro na cidade de Taubaté - SP, à Rua Jambeiro, nº 1501, Bairro Monjolinho, CEP: 12100-000. Com um terreno de 10 mil metros, fazendo parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com