TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Da Produção E Operações

Trabalho Escolar: Administração Da Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  5.364 Palavras (22 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDADE 1 - CAMPINAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Atividades Práticas Supervisionadas

Administração da Produção e Operações

Relatório apresentado à Faculdade Comunitária de Campinas – Unidade I, como exigência da disciplina Administração de Produção e Operações.

Campinas

Novembro 2012

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO: 4

2 - História e conceitos do processo produtivo 5

3 - Organização de estudo: 6

4 - Consórcio Modular e sua aplicação na Volkswagen 8

5 - O produto – estratégia produção 9

5.1 - ESTRATÉTGIAS DA ORGANIZAÇÃO DE ESTUDO 10

6 – A importância da Previsão de vendas 11

7 – Ciclo de administração de materiais 12

8 – Sistemas Integrados 14

8.1 - A Evolução dos Sistemas Integrados 14

8.2 – ERP 15

8.3 – ERP NA ORGANIZAÇÃO DE ESTUDO 16

9 - CONCEITOS SOBRE 5S, KAIZEN, POKA-YOKE, MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL. 16

9.1 – Os 5S 16

9.2 - KAIZEN 17

9.3 - POKA-YOKE 18

9.4 - TPM – MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL 18

9.5 – TECNICAS JAPONESA NA ORGANIZAÇÃO DE ESTUDO 19

10 - ANEXOS 21

11 - Considerações Finais 22

12 - Referencias Bibliograficas 23

1 - INTRODUÇÃO:

Nesta Atividade Prática Supervisionada abordaremos: como surgiu a produção, as etapas do processo produtivo (input, transformação e output), ferramentas e técnicas mais utilizadas para melhorar o processo operacional e como funciona o Consórcio Modular na Volskwagen.

Também explicaremos sobre: administração do ciclo de materiais, planejamento (budget e forecast), utilização de sistemas integrados (ERP) e as técnicas japonesas (gestão de qualidade) – todos esses recursos são de extrema importância para o processo produtivo.

Escolhemos uma organização de estudo para exemplificarmos como funciona a aplicação de todos os conceitos aprendidos nas Aulas de Administração de Produção e Operações.

2 - História e conceitos do processo produtivo

A função de produção é muito antiga, desde a origem da raça humana, pois o simples ato de polir a pedra para torna lá um bem mais útil já era produção. Produzir nada mais é do que tornar um bem tangível em outro com maior utilidade – agregar valor.

Nesta época o comércio era inexistente, assim a peça ficava com quem produzia. Com o passar do tempo algumas pessoas mostraram se extremamente habilidosas na produção, e certos bens passaram a ser produzidos por encomendas de acordo com as solicitações especificas de terceiros. Os artesões foram os primeiros a produzirem de forma organizada. Entretanto com a vinda da revolução industrial e a descoberta da máquina a vapor iniciou se o processo de substituição da força humana pela máquina a vapor, e os artesões tiveram que ir trabalhar nas fábricas.

No século XIX surgi os trabalhos de Frederick W. Taylor, com seu trabalhos vieram à sistematização da produtividade, ou seja - a busca incessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção - com o objetivo de obter melhoria da produtividade com o menor custo possível. Isto ocorre até os dias atuais, essa procura ainda é tema central nas empresas, mudando somente as técnicas utilizadas ao longo do tempo.

As empresas passaram também a analisar a relação entre output - uma medida quantitativa do que foi produzido ou valor das receitas provenientes da venda, e o input - uma medida quantitativa dos insumos, como quantidade ou valor das matérias primas utilizadas no processo operacional.

Em 1910 Henry Ford cria a linha de montagem seriada revolucionando métodos e processos já existentes surge o conceito de produção em massa que aumentou de maneira fantástica a produtividade e a qualidade. Este conceito predominou até a década de 60 quando surgiram novas técnicas produtivas denominadas produção enxuta, a mesma introduziu os seguintes conceitos:

* Just-in-time: é um conceito da administração da produção que determina que nada deve ser produzido transportado ou comprado antes da hora certa.

* Engenharia simultânea: entende-se por a criação constante de novos produtos, seu objetivo básico é desenvolver e fabricar produtos que satisfaçam as necessidades do consumidor com baixo custo.

* Tecnologia de grupo: uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica similaridades física dos componentes com roteiros de fabricação semelhantes.

* Consórcio Modular: é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades que antes faziam parte das atribuições da empresa entre esta e seus fornecedores, tem como principal vantagem à redução nos custos de produção e investimentos.

* Células de produção “as estações de trabalho”: são geralmente dispostas em “U”, com o objetivo de haver maior velocidade de produção, exige que o funcionário participe de todo processo produtivo com todos da equipe.

* Desdobramento da função qualidade: Visa levar em conta no projeto todas as exigências do consumidor, esta rede esta responsável em gerar a qualidade do produto como um todo.

* Comakership: Neste conceito o fornecedor participa ativamente, envolvendo-se com varias partes do projeto alto nível de relacionamento entre cliente e fornecedor.

* Sistemas flexíveis de manufatura: equipamento de processo flexível, normalmente máquinas com controle numérico e equipadas com habilidade de mudança de fermenta rápida.

* Manufatura integrada por computador: Sofisticada comunicação computadorizada e sistemas de controle que integram processo e equipamento de manipulação material, filosofias gerencias que melhoram a eficácia da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com