TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Produção E Operações

Dissertações: Administração De Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  4.825 Palavras (20 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 20

1 conceito de operações.

Definição de operações O que é uma operação?

Uma operação descreve uma etapa de trabalho em um plano. Centros de trabalho, meios de controle e características de controle podem ser atribuídos a uma operação de controle. Dentro de um plano, a operação é identificada por um número. Os incrementos para esse número são definidos no perfil.

A tela de detalhes de operação em um plano contém as áreas de tela a seguir (entre outras), que também podem ser utilizadas por QM:

Operação

Valores standard

Cálculo de valor standard

Dados gerais

Qualificações necessárias

Processamento externo

Administração de qualidade: geral

A área de tela Administração de qualidade: geral está descrita abaixo. Os campos de dados e códigos de controle para as demais áreas de tela estão descritos em detalhe na documentação on-line PP Planejamento da Produção.

Administração de qualidade: geral

Visão de entrada

Determina qual tela de síntese de característica será exibida quando o usuário chamar a função de entrada de resultados.

Atualização de operações de controle

Para atualizar as operações de controle, é necessário primeiro acessar a tela de síntese de operações, que lista as operações definidas para o plano. Após atualizar as operações na tela de síntese, é possível entrar dados mais detalhados para uma operação na tela de detalhes de operação. O procedimento é o seguinte:

Na síntese de planos ou tela de detalhes de cabeçalho, selecionar Saltar ® Síntese de operações. Nessa tela, é possível:

– atribuir um centro de trabalho à operação

– modificar o número de centro para a operação

– definir a chave de controle para a operação (no campo ChaveCtr)

- atribuir uma chave de modelo à operação

– marcar um código para especificar que um texto descritivo está disponível para a operação

Para eliminar o trabalho de entrada de dados para a criação de uma operação, é possível usar um plano standard (vide Utilização de um plano standard para criar uma operação).

Para acessar a tela de detalhes de operação da síntese de operações, marcar o número de operação desejada e selecionar Detalhes ® Operação.

Na tela de detalhes para a operação, entrar os dados para a operação.

2- Conceito de "comakership

Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas

Márcio Marins, Cássia Aparecida Pasqual

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os riscos operacionais no canal logístico da Metal Company Ltd. decorrentes do fluxo de suprimentos em escopo convencional de reposição dos materiais e propor um novo modelo do processo de reposição de materiais através da formação de alianças estratégicas, para, por fi m, identificar em que grau o conceito de Comakership contribui para criação de diferenciais competitivos logísticos frente às incertezas de mercado. Para isso, a metodologia utilizada foi um estudo de caso separado em três momentos diferentes: a identificação dos riscos operacionais causados pelos principais fornecedores; a criação de uma nova proposta de alianças estratégicas e esta, por sua vez, comprovada com a implementação da nova proposta. Como principais resultados pode-se constatar que o comakership contribui significativamente para a redução de riscos operacionais e criação de diferenciais competitivos logísticos entre empresa-fornecedor, o que foi corroborado com o estudo na Metal Company, a qual ampliou muito sua efi ciência no canal de suprimentos ao trabalhar de forma cooperada com seu principal cliente.

Palavras-chave: Alianças estratégicas. Comakership. Local sourcing. Parcerias. Riscos operacionais.

3-Conceito de Ciclo de Vida do Produto

O ciclo de vida de um produto é um conceito (ou modelo) que descreve a evolução de um produto ou serviço no mercado dividindo-a em em quatro fases, cada uma das quais com características específicas e, por isso, com orientações estratégicas diferentes:

1 -Introdução - Período logo após o lançamento do produto e que se caracteriza por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição e, geralmente, um elevado risco e baixo retorno financeiro para as empresas. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade.

2-Crescimento - Período que se caracteriza por um crescimento exponencial da procura acompanhada de uma tendência de massificação do produto ou serviço e uma melhoria substancial da rentabilidade das empresas. É um período também caracterizado por uma grande volatilidade competitiva com muitas empresas a entrarem e a saírem do mercado. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na qualidade, na redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas versões do produto para conquista de quota de mercado.

3-Maturidade - Neste período o ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento e intensificam-se fortemente os níveis concorrenciais entre as empresas, visíveis nas frequentes guerras de preço e publicidade. As principais apostas estratégicas são o lançamento de novos produtos e serviços complementares com o objectivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de mercado. Continua a aposta na colocação da ênfase nos baixos custos e agora também na comunicação.

4-Declínio - Neste período a procura entra em derrapagem, os lucros sofrem uma rápida erosão e um número elevado de empresas abandona o mercado. A aposta estratégica é agora manter apenas as variedades de produtos mais competitivos abandonando os restantes.

4-Tipos de layout (célula de produção, manufatura, visando a saúde, etc)

2.6.2. Tipos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com