TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Pública

Exames: Administração Pública. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Relacione os conceitos de influência, poder e autoridade, analisados nos vídeos com base nas características do poder do Estado, abordadas nas páginas 27 e 28 do livro-texto.

O conceito de influencia é comumente confundido com o conceito de poder. Porém ambos os conceitos se distinguem pelo fato de que quem usa o poder (possibilidade de impor sua vontade a outrem) usa a coerção, já quem usa a influencia (capacidade de impor sua vontade a outrem, mas não por força coercitiva, mas pelo prestígio na sociedade) usa na verdade a capacidade de convencimento. Sendo assim a influencia é induzida e o poder é imposto. O poder aplicado pelo Estado sobre as demais pessoas é um poder monopolístico, pois só o Estado tem o monopólio do uso da força. Já autoridade é o poder organizado na figura do Estado: institucionalizado, limitado e destinado a um fim público e coletivo. Ressalte-se que quando se fala de autoridade fala-se também de legitimidade de autoridade: o exercício do poder só é legítimo quando destinado a um bem maior, cuja proteção justifica o uso da força.

O exercício do poder político e a ação do Estado comunga de uma relação indissociável. De acordo com Bobbio (1984), as suas características fundamentais são três: a exclusividade que faz referencia ao caráter monopolista do estado descrito por Weber; a universalidade que diz respeito à tomada de decisão do estado em nome de toda a coletividade que ele representa, e não apenas da parte que exerce o poder e a inclusividade que m princípio, nenhuma esfera da vida social se encontra isenta da interferência estatal, embora não signifique que o Estado tenha de intervir ou regular tudo. Significa, no entanto, que é prerrogativa do Estado definir as áreas em que ele que irá ou não intervir, conforme o tempo, as circunstâncias e o interesse público. Nota-se que as características dos poderes do Estado variam conforme o tempo o lugar, tomando os dias de hoje, na acepção de um Estado Democrático de Direito, o poder estatal será caracterizado principalmente pela limitação, origem democrática, atuação em prol da dignidade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com