TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração pública

Exames: Administração pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

1)Comente a ênfase dada pela Administração Sistemática.

A Administração Sistemática é marcada por dar ênfase ao desenvolvimento de processos específicos para certificar a coordenação dos esforços dos trabalhadores. Nestes termos, essa escola tinha vontades ou ressaltava aspectos organizacionais, tais como: operações econômicas; assessoria adequada; manutenção de estoques; e controle. Para chegar a tais objetivos, a ideia era determinar cuidadosamente as obrigações e responsabilidades de cada um dentro da organização, especialmente no que se refere ao nível operacional.

Foi comprovada, ainda, a necessidade de se determinarem técnicas padronizadas para exercer as obrigações, usar de meios específicos para coletar, processar, transmitir e analisar informações, e fazer uso de alguns artifícios, tais como sistemas de controle de contabilidade de custos, de salários e de produção para facilitar a coordenação interna e as comunicações. Wren (2007) comenta que, “com o crescimento, e também com o aumento da necessidade de incrementar coordenação e controle, as comunicações foram formalizadas, especialmente com o uso de memorandos e informação por escrito com cópias para todos os envolvidos.”

2)Descreva os princípios administrativos apresentados por Taylor, em 1903, no estudo Shop Management. (0,5 ponto)

1. Principio de Planejamento: substitui no trabalho o critério individual do operário, a mentira e a atuação empírico-prática, pelos métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência, através do planejamento.

2. Princípio do preparo: escolher cientificamente os trabalhadores de acordo com suas capacidades e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão-de-obra, preparar também as máquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.

3. Princípio do Controle: controlar o trabalho para se assegurar de que o mesmo está sendo destacado de acordo com as normas estabelecidas e segundo o plano previsto. A gerência deve cooperar com os trabalhadores, para que a execução seja a melhor possível.

4. Princípio da Execução: difundir distintamente as atribuições e as responsabilidades, para que a cumprimento do trabalho seja bem mais disciplinada.

3)A fábrica que Henry Ford construiu para fazer a produção em série do Modelo T – foi produzido por 19 anos (1908-1927), é um exemplo conhecido da aplicação dos princípios da Administração Científica. Explique o sistema de produção de Ford. (0,5 ponto)

Seu sistema de produção esteve baseado em plataformas volantes (vagões) que transportavam as peças de um lugar para outro na linha de montagem. Os operários podiam permanecer em seus postos de trabalho ganhando tempo na fabrica por se moverem o mínimo possível. O tempo de montagem de chassi caiu de 13 horas para 1 hora e meia, o que representou um ganho realmente significativo.

Para ser bem-sucedido com a produção em massa, Ford tratou de garantir tanto a padronização do maquinário e dos equipamentos, como da mão de obra e das matérias primas, obtendo como resultado a padronização dos carros fabricados.

4)Após os estudos de Taylor, a produtividade e a eficiência na fabricação melhoraram muito. Por outro lado, limitavam as decisões de consumo. Comente as limitações apontadas pelos críticos em relação à Administração Científica.

Taylor ignorava fatores psicológicos e sociais, considerava mais a visão mecanicista, a empresa como máquina, pouca atenção à complexidade do elemento humano e suas inter-relações; superespecialização do operário (tarefa única), visão microscópica do homem (somente executa, não pensa), ausência de comprovação científica; abordagem incompleta da organização (e a aplicação (limitou-se ao chão de fábrica); abordagem prescritiva e normativa (praticamente apenas o como deve ser, sem espaço para se questionar por que deveria ser de um jeito ou outro; visão simplista (quase inevitável, diga-se em defesa), exatamente pelo pioneirismo na Administração.

5)Como Motta e Vasconcelos (2005) interpretam as ideias colocadas pela Escola Clássica? (0,5 ponto)

 Quanto maior a divisão do trabalho em uma organização, mais eficiente será a empresa;

 Quanto maior o agrupamento de tarefas por departamentos, mais eficiente será a empresa;

 Quanto menor o numero de subordinados por chefe e quanto maior o grau de concentração das decisões, maior será a possibilidade de as organizações serem eficientes;

 Objetivo da ação focado em organizar mais as tarefas do que os homens deverá criar uma estrutura ideal.

6)As cinco funções da Administração, apresentadas por Fayol,deram origem àquelas amplamente difundidas na prática administrativa dos dias atuais, já que definem o papel do administrador de forma completa. Comente essas cinco funções. (0,5 ponto)

 Previsão: consiste em antecipar o futuro e traçar planos de ação para ele, essa função deu origem à função planejamento, amplamente aplicada atualmente;

 Organização: consiste no estabelecimento da estrutura da organização, definindo o sistema de autoridade e de responsabilidade;

 Coordenação: designada a ligar todos os esforços no alcance dos objetivos organizacionais;

 Comando: diz respeito ao modo como os gerentes irão dirigir e nortear seu pessoal;

 Controle: sugere avaliar e garantir que tudo esteja de acordo com o que foi previsto.

7)Qual foi a ênfase dada pela Administração Científica (Taylor) e pela Teoria Clássica (Fayol)? (0,5 ponto)

Administração Científica (Taylor): caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerada uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX.

Teoria Clássica (Fayol): Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.

8)A Western Eletric Company, de Chicago, fabricante de equipamentos de comunicação (para a Bell Telephone), contratou uma equipe de pesquisadores de Harvard, comandada por Elton Mayo. Comente as quatro fases da pesquisa e suas conclusões. (0,5 ponto)

 Na primeira fase foi feitos experimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com