TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração pública

Pesquisas Acadêmicas: Administração pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

POLO BOM DESPACHO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – MODALIDADE EAD

JOÃO PINTO DE OLIVEIRA NETO – Matrícula 201310114

Atividade 1.2 - Tarefa 1

Tarefa 1

QUESTÃO 1:

1. (8 pontos): Podemos afirmar que a formação econômica brasileira ajuda a pensar o Brasil? Explique de acordo com a realidade do seu município.

Em um país com dimensão continental como o nosso e com clima propício à agricultura, basta dar poder de compra aos cidadãos para a economia prosperar. Desde a descolonização de Portugal o Brasil implantou dezenas de métodos para alavancara a nossa economia, sendo a maioria delas frustradas pela dívida nacional, alta da inflação e pelo desemprego. Com a estabilização da inflação e com os incentivos ao consumo, a partir do Plano Real, elevou-se a quantidade de pessoas pertencentes à chamada classe média, consequentemente, temos mais poder aquisitivo, mais consumo, emprego e crescimento.

No meu município não é diferente, com economia mais voltada para a indústria e o comercio, podemos perceber grande movimentação econômica gerada, principalmente, pelo nível de empregabilidade da população.

2. (8 pontos): Podemos afirmar que a desigualdade regional foi criada devido a quais fatores? É possível superá-la diante do processo de concentração e centralização do capital? Para responder a esta questão, procure conversar, se possível, com alguns secretários municipais.

Vários fatores contribuíram para a desigualdade regional desde a descoberta do Brasil, tendo em vista até mesmo o local em que as barcaças portuguesas atracaram na costa litorânea do Brasil, o período do “café com leite” até mesmo o maior investimento em acessos viários no sudeste do Brasil, a desigualdade populacional e o tipo climático. Políticas Econômicas voltadas à distribuição de renda como por exemplo; bolsa família, minha casa minha vida e a ampliação de acesso gratuito ao ensino superior tende a amenizar esta situação hoje vivida.

3. (8 pontos): Podemos afirmar que a questão política interfere no processo econômico brasileiro? Então, por que tantos desempregados?

Sim, as políticas econômicas interferem diretamente na economia de todos nós, o governo pode adotar uma política expansionista baixando juros e elevando os investimentos, o poder de compra da população se elevará e, consequentemente, o consumo irá acompanha, o ponto negativo é a inflação que também aumenta e provoca a elevação dos preços. Já com políticas contrassionistas o governo retém recursos, eleva os juros e para os investimentos, estas ações provocam uma baixa na inflação, assim, tendo menos produção, o desemprego também se eleva.

4. (8 pontos): Industrialização é sinônimo de desenvolvimento?

No governo de Getúlio Vargas, com a desvalorização do café, a solução foi o investimento na indústria. Com a industrialização brasileira, tardia, porém essencial para o desenvolvimento do país, foi gerado emprego e renda para a população que migrou para os grandes centros.

QUESTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com