TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente De Negocios

Trabalho Escolar: Ambiente De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 5

2 DESENVOLVIMENTO

As mudanças mais expressivas nas políticas e econômicas brasileiras deram-se no ano de 1994, com a urgência de controlar a inflação, e colocar o país na direção do crescimento, após uma sucessão de planos de estabilização fracassados. O Plano Real obteve o primeiro sucesso na contenção da expansão do nível dos preços que, desde os anos de 1980, já podia ser caracterizada como uma superinflação.

Para Khair, nada mais desgastante na política e na economia do que a inflação, mais até do que o desemprego, pois atinge a todos, especialmente os de renda média e baixa. É por essa razão que os governos a elegem como prioridade absoluta na formulação e implementação da política econômica.

Com o fim da inflação e a inserção do regime de metas para a variação de preços, a adoção de metas para o saldo primário, a reestruturação do sistema bancário, a lei de responsabilidade fiscal e a abertura econômica foram as bases para que o País pudesse projetar-se no futuro e não somente resolver os problemas conjunturais. Aliado a isso, no início dos anos 2000, surgia uma nova potência econômica.

De acordo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com Brasil, então, só voltou a avançar efetivamente na agenda de desburocratização, a partir da Reforma Gerencial, iniciada em 1995, com a criação do MARE – Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, posteriormente incorporado ao Ministério de Planejamento e Gestão. Após um período de poucos avanços práticos, na última década foram adotadas diversas medidas para facilitar a vida dos cidadãos e melhorar o ambiente de negócios. Afirma

• AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO

CONTÁBIL.

No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros:

- a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;

- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Quanto ao universo contábil, às mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.

Dois bons exemplos disso:

- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;

- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

• MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA.

A avaliação das empresas sobre o ambiente macroeconômico interno do país em 2014 é o que mais influencia negativamente os investimentos produtivos, mostrou a Sondagem de Investimentos divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No primeiro bimestre, 40% das 722 companhias ouvidas na pesquisa disseram que esse fator teria impacto negativo sobre os investimentos, enquanto 27% disseram que a influência seria positiva.

“Esta é a primeira vez que as avaliações negativas superam as positivas na série deste fator, iniciada em 2011”, ressaltou a FGV. Um ano antes, esses porcentuais eram de 25% (influência negativa) e 48% (influência positiva), respectivamente.

A percepção sobre a demanda interna também piorou em relação ao ano passado. Segundo a FGV, 47% das empresas projetam que o nível da demanda interna exercerá influência positiva sobre os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com