TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente De Negócios

Pesquisas Acadêmicas: Ambiente De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.572 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

O Brasil é um país empreendedor e dinâmico, porém muito burocrático emperra o ambiente de negócios, e essa burocracia que cria obstáculos que impedem a transparência, simplificação e a integração de processos.

Quando se compara a realidade do Brasil a de outros países, estamos muito atrasados quando o tema tem ligação com os processos que facilitem as licenças e as permissões para as empresas privadas. E quando se depende do setor publico então, nem se fala.

Com a burocracia também vem junto uma grande carga tributaria, pois o Brasil tem a segunda maior carga tributaria entre os países da América Latina, além de pesada, a tributação no Brasil é também complexa e injusta: ao mirar o consumo, penaliza as faixas de menor renda.

O objetivo desse trabalho é mostrar quais os fatores que mais prejudicam e o que poderia ser feito para reduzir a burocracia e a tributação do nosso País, e quais benefícios isso iria trazer.

2 MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

O Brasil está sempre em constante mudança seja na economia na política e também nas leis, e para está sempre a frente nos negócios é preciso que as empresas também se atualizem e que seus contadores estejam também sempre a par de tudo que acontece na atualidade.

As reformas promovidas nos últimos anos no Brasil vêm contribuindo para melhorar o ambiente de negócios nacional. Bom exemplo é o Novo Código Civil e a Nova Lei de Falências, que tornaram o país bastante seguros para investidores e credores. No entanto, as deficiências em algumas áreas impedem que o Brasil esteja mais bem posicionado no ranking do relatório Doing Business.

O país conta com diversas características que o tornam atraente como um polo de investimentos e negócios, tais como crescimento econômico, grande disponibilidade de população economicamente ativa, amplo mercado interno, entre outras. Mesmo assim ainda não avançou tão rápido quanto outros países, pois ainda esbarra na burocracia e desmotiva os empresários. Mais já estão tomando medidas para que facilite o desenvolvimento dos negócios e a economia possa aumentar cada vez mais.

3 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

As mudanças na economia influenciam diretamente no mundo dos negócios, por isso vou explicar abaixo a importância das medidas macroeconômicas e microeconômicas.

3.1 MACROECONOMIA

A macroeconomia, também conhecida como teoria da renda, trata a economia como um todo. Preocupa-se com a obtenção ou criação das riquezas econômicas (rendas) e suas respectivas repartição ou distribuição. Em outras palavras, poderíamos definir macroeconomia, como o estudo dos fenômenos que englobam toda a economia.

A macroeconomia estuda: a teoria dos agregados e a teoria geral do equilíbrio e desenvolvimento, que por sua vez, estuda as teorias da moeda, das finanças públicas, das relações internacionais e do desenvolvimento.

Tem como objetivo principal analisar os seguintes agregados:

AGREGADOS

 Renda e produto nacional

 Nível geral de preços

 Emprego e desemprego

 Estoque de moeda e taxa de juros

 Balanço de pagamento e taxa de cambio.

3.2 MICROECONOMIA

A microeconomia, conhecida como teoria dos preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção (empresas) a nível individual, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais.

Em outras palavras, podemos dizer que a microeconomia é o estudo de como as famílias interagem em mercados específicos.

A microeconomia é chamada de teoria dos preços, uma vez que postula à articulação e coordenação das ações dos produtores e consumidores, através do sistema de livre funcionamento dos preços. A microeconomia desenvolve as teorias do consumidor, da produção e da distribuição ou repartição.

Um microeconomista pode estudar: o controle dos alugueis sobre os imóveis residenciais de uma cidade; o impacto da competição estrangeiro sobre a indústria automobilística brasileira; os efeitos da frequência escolar obrigatória sobre os ganhos dos trabalhadores.

3.2.1 A Influência da Microeconomia no Mundo dos Negócios

Como já havíamos falado a microeconomia trata do comportamento individual das “unidades econômicas”, ela explica de que forma as escolhas dos consumidores são influenciadas pelas variações de preços e renda; explica também de que maneira as empresas determinam a quantidade de trabalhadores que contrataram, e tudo isso eles fazem baseando-se em fatos em pesquisas em medições e quem os fornece é a microeconomia.

A microeconomia influencia diretamente nos negócios, por exemplo: Quando o preço da gasolina sofre um incremento brusco, verifica-se que os taxis, que antes circulavam a procura de passageiros, passaram a ficar parados nas praças. Embora a circulação a procura de passageiros lhes permita realizar mais viagens com passageiros do que quando estão parados a espera de que os procurem. Mais se eles circularem iram gastar mais gasolina. Assim irá influenciar no gasto que ele terá com a gasolina, então o preço da corrida irá aumentar afetando diretamente a população. E assim funciona como se fosse uma cadeia alimentar.

3.2.2 Mudanças na Microeconomia e seus Benefícios Socioeconômicos

São inúmeras as mudanças na microeconomia mais existem as mudanças que mais impactaram, que trouxeram mais benefícios para a população. Como por exemplo, a retirada dos impostos federais IPI, PIS e COFINS dos produtos da cesta básica, pois com diminuição desses impostos o valor final do produto será reduzido. O nosso famoso bolsa família também é um ótimo benefício para a nossa população, pois existem famílias que vivem na alta pobreza e esse beneficio ajuda muito.

No Governo do Lula, a politica macroeconômica se manteve, apesar de apresentar projetos com objetivos de longo prazo.

Em Janeiro de 2007, foi lançado o Programa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com