TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Negocios

Pesquisas Acadêmicas: Ambiente Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 10

NOME DA INSTITUIÇÃO:

NOME DO ALUNO:

AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

NOVA UNIÃO – RO

2014

NOME DO ALUNO:

AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Ciências Contábeis

da (NOME DA FACULDADE. )

(NOME DO PROFESSOR/TUTOR):

NOVA UNIÃO

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS E AS EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS 2

2.1 - MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA 2

3 - A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL 4

3.1 - OS BENEFÍCIOS SOCIOECONÔMICOS DAS MUDANÇAS NA MICROECONOMIA 4

4 - A CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL E INABILIDADES ADMINISTRATIVAS 5

5 – CONCLUSÃO 7

1 - INTRODUÇÃO

É fato notório que o impacto das mudanças no ambiente de negócios atinge a todos. A questão hoje é como desenvolver metodologias de inovação nas empresas que lidem com ameaças e antecipem oportunidades. Indo além, como transformar problemas e ameaças em oportunidades e como converter oportunidades em resultados sustentáveis no tempo. E esta necessidade depende essencialmente de educação gerencial.

O excesso de burocracia e a falta de transparência nos serviços prestados pela administração pública aos cidadãos, pessoas físicas e jurídicas, geram enormes perdas que afetam diretamente a competitividade brasileira. Ao longo dos últimos anos, foram criados instrumentos para simplificar processos, aumentar a transparência e melhorar o atendimento ao público, que representaram um importante avanço no processo de desburocratização.

O desafio é garantir que estes instrumentos sejam colocados em prática, pois, embora respaldados por dispositivos legais, a realidade sugere que ainda se encontram em estágio embrionário. Esta percepção é acentuada pela comparação com outros países, que indica que os avanços já alcançados não foram suficientes para reduzir significativamente a burocracia no Brasil.

Este estudo tem como objetivo apresentar um diagnóstico do grau de avanço prático na implementação dos instrumentos de desburocratização no Brasil em processos cotidianos das empresas, com análise específica para o estado do Rio de Janeiro nos procedimentos que envolvem órgãos estaduais e municipais, incluindo uma comparação do estado com os demais 26 da federação. Ao final, são propostas medidas de fácil adoção que permitem ganhos importantes para a redução da burocracia.

Neste momento em que as empresas se deparam com o desafio de crescer ou estagnar, inovar ou tornar-se obsoleto, o jogo de empresas se reinventa como metodologia geradora de oportunidades na esfera gerencial. Contribui para atualizar habilidades nos processos de gestão e reduzir riscos em tomada de decisões.

2 - MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS E AS EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS.

No tocante ao mundo dos negócios, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem principalmente em dois fatores importantíssimos para a empresa, entre outros:

- a questão da continuidade: o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência da empresa; governos incompetentes e incapazes de gerir a economia do país de forma a estimular um bom ambiente de mercado e de negócios tende a comprometer a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país;

- os valores dos ativos e das ações: em um ambiente político, econômico e normativo desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.

Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.

Dois bons exemplos disso:

- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;

- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

2.1 - MEDIDA MACROECONÔMICA E MEDIDA MICROECONÔMICA.

A macroeconomia possui metas para aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivo.

A microeconomia preocupa-se coma formação de preços de bens e serviços (soja, automóvel) e de fatores de produção (salários, aluguéis) em mercados específicos.

Macroeconomia.

A Macroeconomia estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o Tesouro Nacional e as políticas econômicas de que o Governo Federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da economia. Deve ficar claro que a teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos; antes, elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.

Uma vez que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com