TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Tese: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Tese  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1: No Fórum do Ambiente Virtual de Aprendizagem, o grupo deverá discutir o que se poderia definir como sendo a Cultura Brasileira e o que se poderia definir como ser brasileiro. As discussões deverão também questionar se existiria uma única cultura brasileira e um único modo de ser brasileiro.

R: Cultura é todo o conhecimento adquirido na formação do individuo com a família e com a sociedade como um todo. Conhecimento como a arte, crenças, lei, costumes, a moral e todos os hábitos e aptidões são adquiridos ao longo de sua formação. Podemos definir como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e praticas sociais, que é passado de geração em geração pela sociedade.

Definição do Brasileiro: o Brasileiro é uma mistura de varias cultura como a índio, africanos e europeus, essa mistura faz cheio de peculiaridades que não são encontradas em outros povos. As característica por sua vez é ser amável, franco, emotivo, cheio de bondade, pacifico, apaziguador, sincero, hospitaleiro e varias outras qualidades que com certeza é encontrado em cada cidadão Brasileiro.

Pelo fato do Brasil ser diversificado em todos os aspectos eu acredito que não exista um único modo de ser Brasileiro.

Passo 2: Considerando o complexo cultural referente à sociedade brasileira, o grupo deverá buscar, na Internet, imagens que ajudem na reflexão sobre este contexto debatido. Lembrem-se de citar as fontes e os respectivos links das imagens selecionadas, obedecendo aos critérios dos direitos autorais.

http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/literatura/pre-modernismo/caracteristicas-do-pre-modernismo.html

http://www.clika.me/caracteristicas-da-cultura-brasileira/

Passo 1: Na leitura do Capítulo 3 do livro-texto, busque compreender como a relação entre o indivíduo e a sociedade está associada ao processo de socialização e "formação" do indivíduo pelo contexto social que está inserido. Faça anotações pertinentes a este contexto, listando os principais reflexos desta interdependência.

R: A socialização é a aquisição da maneira de agir, pensar e sentir próprios de um grupo, ou da sociedade onde o individuo faz parte. Com o tempo o individuo vai adquirir uma personalidade própria que vai o diferenciar dos demais e ao mesmo tempo ele se sentira parte daquele grupo que convive.

Principais reflexos:

Família pois é o principal agente de socialização, e a base para a criança crescer e formar a sua personalidade. Pois a família passara para a criança suas crenças, costumes, toda a cultura que teve e passa para o seu filho até a sua formação.

Escola: Forma a criança e lhe ensina o modo burocrático de saber lhe dar em uma grande organização, onde as relações sociais sera diferente da encontrada em um núcleo familiar.

Os grupos de “status” conforme a faixa etária é normal que o individuo se identifique com aquele grupo que tenha as suas mesma característica e modos parecidos de pensamentos e isso faz com que haja troca de valores e com que aprenda mais com a formação do outro.

Meios de comunicação A televisão também tem um papel muito importante pois aborda conteúdos muito importante para a sociedade e sua formação, assim como temas sociais e ambientais.

Grupo de referência : Assim como os Beatles, jogadores de futebol ou algum artista ele serve como modelo de comportamento, mais podem tanto ter um aspecto positivo quanto negativo na vida do individuo.

Passo 2: Reinaldo Dias, no livro-texto, faz uma discussão sobre símbolos sociais e heróis nacionais. Considerando as colocações do autor sobre os heróis brasileiros, a equipe deve refletir até que ponto os símbolos e heróis de uma sociedade são mais reveladores do que é a própria sociedade. Esta discussão deve ser levada ao fórum do ambiente virtual de aprendizagem, onde cada um deverá apontar alguma personalidade brasileira que poderia ser considerada um herói nacional, justificando ainda em que medida a personalidade escolhida simboliza a própria sociedade brasileira, de maneira geral.

Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)

Devido a seu envolvimento com a Inconfidência Mineira - um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no entido de conseguir a independência do país em relação a Portugal.

Passo 1:No capítulo 4 do livro-texto, Reinaldo Dias apresenta uma discussão chamada "O processo de assimilação dos imigrantes no Brasil" que se associa à constituição da sociedade brasileira. Faça uma leitura e busque compreender este processo.

Passo 2: Já no capítulo 5 do livro-texto, o autor retoma uma análise chamada de "As cores do Brasil". Leia com cuidado.

Passo 3: Considerando as duas leituras realizadas e os conhecimentos acumulados sobre a história do Brasil, a equipe deverá debater no fórum se o encontro e a miscigenação entre indígenas, negros africanos e europeus ocorridos no Brasil fizeram predominar na sociedade brasileira uma democracia racial.

R: A miscigenação não acaba com o preconceito, apesar de o racismo ser um crime inafiançável. Um exemplo que esse assunto ainda esta em pauta seria a cota para negros em universidades. Essa “iniciativa” do ministério demonstra o tamanho do nosso problema.

Aula-tema 05: Regulamentação e Controle Social

Dando continuidade à realização da pesquisa sobre a sociedade brasileira, esta tarefa é mais um importante passo para a construção do portfólio proposto como atividade colaborativa.

Passo 1: No capítulo 6 do livro-texto, Reinaldo Dias faz uma discussão sobre valores, normas e costumes. A equipe deve procurar entender e relacionar estes três conceitos.

R:

Os valores é aquilo que a sociedade impõe e você cresce aprendendo, é a escolha entre o certo e errado, fazendo o certo você será aceito pela sociedade, mas se escolher fazer o errado será recriminado e excluído do meio das pessoas em que convive.

A norma vem em consequência dos valores, norma é algo que lhe é estabelecido ou seja uma obrigação e se você não obedecer será punido. È saber diferenciar entre o certo e o errado e saber as suas consequências.

Valores pode ocorrer variação, ou seja, o que esse ano é um absurdo, uma atitude errada com o passar do tempo isso pode sofrer mudança e começar a ser aceito pela sociedade.

Passo 2: O autor aponta valores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com