TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analfabetismo X Empregabilidade

Casos: Analfabetismo X Empregabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

Analfabetismo x Empregabilidade

Está chegando às eleições presidenciais e estaduais, além das escolhas para senadores e deputados (estaduais e federais). Um dos principais tópicos de campanha de todos os candidatos é sobre a gestão e implementação de Políticas Públicas.

E o qual seria a definição sobre Política Pública? Ao meu entender são as ações do governo que influenciam diretamente a vida do cidadão.

Conforme dados informados do SIS – Síntese de Indicadores Sociais, do ano de 2010, quanto ao analfabetismo, podemos considerar uma boa queda em relação a última década. Mas será que houve ações do governo que influenciaram para a redução do percentual? Ao meu entender, sim.

A educação sempre será a principal política pública que algum governo possa gerar ao cidadão. Pois ela acaba com o analfabetismo, e cria melhores condições em todos os sentidos ao cidadão.

Investimento em educação tem que ser primordial. O governo federal, estadual ou do município tem que ter a obrigação de valorizar os professores. Escolas novas ou reformadas que atendam as condições e necessidades dos professores/alunos. Só assim e ainda com uma educação apropriada o governo diminuirá o analfabetismo em nosso país.

Programas Sociais como o Bolsa Família atendem em partes as necessidades. Mas é claro, tem que serem melhorados e sempre passarem por melhorias constantes. Afinal, um verdadeiro Programa Social tem que ser medido quando o cidadão não precisa mais daquele “benefício” e não o número (quantitativo) de benefícios que se tem no programa social.

Em relação ao outro tópico, sobre empregabilidade, fica comprovado por diversas pesquisas que quanto mais tempo de estudos (em hora) a pessoa tem, maior será sua remuneração profissional. Logo, uma educação de qualidade e continuada, virá em uma qualidade de melhor ou mais favorável de emprego.

Claro, muitas são as ações que o governo tem que fazer para criar oportunidades de emprego. Mas em meu entendimento a principal é a educação continuada e de qualidade que deve começar no ensino básico, passando para o profissional, graduação, pós-graduação e outros.

Também, aumentar o número de Instituições de ensino públicas e fazer melhorias continua nos programas como o FIES.

Assim, misturando esses dois tópicos (analfabetismo e empregabilidade) de políticas públicas, haverá uma diminuição do analfabetismo e uma maior empregabilidade do cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com