TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando o Capitalismo Contemporâneo na Ótica de Durkheim

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA E CONTABILIDADE

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ICSA

VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

INTRODUÇÃO AS CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS- NOTURNO, 2020.1

PROFESSOR JULIO RAMOM

NADINE CHAVES FALCÃO

496784

AGOSTO DE 2020 FORTALEZA – CE

  1. Com base no texto “Os Clássicos da Sociologia” de Sell, defina: o que é Sociologia?  Como surgiu? Qual o seu objeto (campo) de estudo? E, qual a sua relevância para a contemporaneidade?

Desenvolvimento:  A sociologia é uma ciência que se preocupa em estudar a sociedade e os fenômenos, de origem cultural, econômica e religiosa que nela ocorrem, buscando explicar o comportamento humano e o seu modo de agir perante as interações sociais ela faz uso das atuais organizações e grupos culturais. Mesmo com a sociologia estando intimamente ligada com a sociedade contemporânea e ao atual sistema, o capitalismo, ela  é uma forma de saber cientifico que tem origens ainda no século XIX e surgiu, como qualquer outra ciência a partir das necessidades humanas, mais especificamente de uma inquietação que surge com as novas possibilidades e acontecimentos históricos, dos quais muitos podem se ter como marcantes para influenciar no desabrochar da sociologia, porem três destes tem destaque e são colocados como fundamentais pois foram realmente grandes marcos influenciadores nas bases de convivência social. O primeiro destes, a revolução industrial, é caracterizado por ser uma das mais rápidas e intensas transformações sociais que a história já presenciou, e trouxe uma série de novos fenômenos sociais além das grandes mudanças econômicas houve o surgimento de duas novas classes sociais, a burguesia e o proletariado.

          O segundo marco, ainda no século XVIII, trouxe novos ideais políticos e inaugurava novas formas de organização do poder, a revolução francesa e os ideais de liberdade, fraternidade e igualdade foram um grande abalo nas tradições politicas deste século.

Juntamente com o segundo marco consagrava-se um novo jeito de pensar para entender e organizar o mundo a partir da razão, o iluminismo e com ele vários novos pensadores de todos os campos.

Consequentemente a essas transformações, surgia a necessidade de entender que se passava com a sociedade e de se explicar como as pessoas iriam se posicionar diante do que estava acontecendo, pois surgia uma sensação de que o mundo estava em crise e de que algo precisava ser feito, dessa inquietação e necessidade iminente de ter uma explicação compreendida pela razão humana, pois a sociologia não lança mão do método científico, é que  surge a ciência social.

       Diferente das demais ciências a sociologia não teve um campo especifico, o objeto de estudo da sociologia é a sociedade contemporânea imersa numa visão geral da sociedade, ou seja, ela estuda a sociedade em geral em seus mais diversos aspectos e desdobramentos.

        Os autores clássicos da sociologia levantaram questões que ainda se encontram atuais e que constituem, ainda hoje, problemas fundamentais para os cientistas sociais, portanto a  sociologia é uma ciência extremamente importante para o mundo que estamos vivenciando, pois ela busca a compreensão das causas e consequências do que ocorre no mundo buscando  um entendimento acerca do social e nos colocando diante desta questão levando a pensar sobre nosso modelo de sociologia e sua relação com a realidade política.

  1. Com base no texto “Dimensões da Globalização” de Alves, realize uma análise do capitalismo contemporâneo à luz de UM dos clássicos da Sociologia abordados pelo autor nos capítulos 6, 7 e 8.  Não deixe de utilizar categorias como “Desencantamento do Mundo” e “Racionalização”, no caso de Weber; “Divisão do Trabalho Social” e “Solidariedade Orgânica”, em Durkheim; e/ou “Expansão do Capital e das Forças Produtivas” e “Alienação”, em Marx.

Desenvolvimento: Analisando o capitalismo contemporâneo na ótica de Durkheim temos que começar citando a coesão social já que este autor é conhecido como o autor do entendimento, Durkheim se dedica aos aspectos de tentar desvendar como as sociedades se mantem coesas, como algumas sociedades conseguem manter o “cimento social” a solidariedade nas sociedades.

         Durkheim se distância de Weber na sua metodologia no fato de que para ele o estudo das relações sociais parte de um elemento constitutivo, e não das ações individuais, mas sim da estrutura. Este elemento segundo Durkheim seria o fato social, o qual tem três características, ele é coercitivo, impessoal e abrangente. O fato social ele se constitui a partir de uma relação social entre pessoas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com