TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PEDAGOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE CRITICA

Por:   •  15/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL – ASSEFRENI[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA

CELER FACULDADES

ALINE RODRIGUES DUTRA

O PAPEL DO PEDAGOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE CRITICA

XAXIM – SC.

2015

ALINE RODRIGUES DUTRA

O PAPEL DO PEDAGOGO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM EDUCANDOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE CRITICA

Projeto de Pesquisa cientifica apresentado ao Curso de Pós-Graduação em “Educação Especial: Neuropsicopedagogia”, chancelado pela CELER, em Convênio com o INOVA

Orientado pela Prof. Ms. Dulce Eliane Mourão de Andrade

XAXIM – SC.

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................  03

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA....................................................... 03

  1. 1.2 ABORDAGEM GERAL DO PROBLEMA....................................................................   04
  2. 1.3 QUESTÕES DE PESQUISA............................................................................................  04
  1. 1.4 OBJETIVOS.....................................................................................................................  05
  1. 1.5 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS.........................................................................................  05
  2. 1.6 FATORES QUALITATIVOS DE ANÁLISE..................................................................  06
  1.        1.7 METODOLOGIA DA PESQUISA..................................................................................  06

1.8 CRONOGRAMA............................................................................................................... 07

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA .......................................................................................... 07

2.1

2.2

2.3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................07


  1. INTRODUÇÃO

  1. APRESENTAÇÃO DO TEMA E JUSTIFICATIVA

Neste trabalho partimos da premissa que a educação é direito de todos, sendo que a escola é um lugar prioritariamente onde todos aprendem e terá acesso ao conhecimento culturalmente organizado.

O assunto a ser abordado tem como tema “O papel do pedagogo na prática pedagógica com educandos com necessidades educacionais especiais”, tem o  objetivo de analisar como se dá a atuação do pedagogo diante de alunos com NEE, visto que é ele quem pode, ou não, fazer com que o processo de aprendizagem aconteça de forma diferenciada e significativa.

O papel do pedagogo se pauta nos princípios de uma educação inclusiva, para facilitar o processo de busca de conhecimento que parte do aluno.

O pedagogo é quem organiza situações de aprendizagem adequadas às diferentes condições e competências oferecendo oportunidade de desenvolvimento pleno para todos os alunos.

Tendo em vista a importância da gestão no processo de construção de escolas inclusivas, este estudo teve como objetivo identificar por meio de revisão da literatura da área especializada, as recomendações referentes ao papel dos gestores pedagógicos no que concerne a inclusão de alunos com NEE no ensino regular, com destaques à organização de escolas inclusivas.

Diante do processo educacional inclusivo, cabe às escolas de ensino regular desenvolver não só uma nova política educacional congregada a uma prática inclusiva, mas também o desenvolvimento de uma nova cultura escolar, pautada nos direitos humanos, em especial, ao direito de todos os alunos se beneficiarem de um ensino de qualidade, tendo como pressuposto básico o princípio de igualdade.

Nesse processo de Inclusão educacional, muitas barreiras já foram derrubadas. O fato de o aluno estar em sala de aula é a principal delas. Mas é importante ressaltar que estar na escola não significa que esse aluno foi incluído. Faz-se necessário que ele participe do processo educacional e que seja aceito por todos como alguém que, apesar das limitações, aprende.

Por isso, a participação desse aluno nas atividades escolares deve ser estimulada, oferecendo-se os recursos necessários para que ele se sinta capazde dar respostas significativas. 

A preocupação com a aprendizagem do “aluno especial” deve ser alvo de discussão como a de qualquer outro aluno da escola, tendo em vista que a pessoa com deficiência estará, como os demais, aprendendo  desenvolver suas habilidades.

  1. ABORDAGEM GERAL DO PROBLEMA

O motivo que levou à realização deste tema foi  conhecer a história, bem como as filosofias educacionais para com NEE. Consideramos que este é o primeiro passo para iniciar um estudo mais aprofundado sobre o assunto.

A história também pode servir de base para analisar as consequências de cada filosofia no desenvolvimento da linguagem e no desenvolvimento cognitivo e social.

Saber qual o papel do pedagogo no processo de inclusão dos educandos com necessidades educacionais especiais na educação básica, se faz necessário, pois o pedagogo passa a ser o mediador, trazendo para a sala de aula várias posições sobre determinados assuntos, provocando o exercício da descentralização, a possibilidade de conhecer distintas opiniões e de formar a sua a partir das discussões e da análise dos aspectos positivos e negativos referentes a cada assunto. Portanto nos questionamos sobre qual o papel do pedagogo na prática pedagógica com educandos com necessidades educacionais especiais?

  1. QUESTÕES DE PESQUISA

- Quais os fundamentos da Educação Especial?

- O que é inclusão?

- Qual o papel do pedagogo no processo de inclusão dos educandos com NEE na educação básica?

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

- Compreender a prática pedagógica na educação especial.

  1. Objetivos Específicos

- Descrever os fundamentos da educação especial .

- Identificar os educandos inclusos na educação básica.

- Discutir o papel do pedagogo no processo de inclusão dos educandos com necessidades educacionais e especiais na educação básica.

  1. PRESSUPOSTOS TEORICOS

A inclusão de educandos com necessidades especiais é um dos mais complexos temas discutidos no cenário educacional atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com