TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Do Processo De Picking Em Um Almoxarifado De Uma Instituição De Ensino Superior

Artigos Científicos: Analise Do Processo De Picking Em Um Almoxarifado De Uma Instituição De Ensino Superior. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  4.234 Palavras (17 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 17

Resumo

Novos desafios estão sendo impostos à operação logística e em centros de distribuição a eficiência operacional da atividade de picking, é fundamental para que os objetivos da empresa sejam alcançados. Este trabalho tem como finalidade analisar o processo separação de pedidos no setor de compras e almoxarifado de uma instituição de ensino superior. Primeiramente, foi elaborado um referencial teórico abordando o conceito de picking, as atividades de almoxarifado e armazenagem e também, a função de compras que é um dos fatores de extrema importância na separação de pedidos. O trabalho constitui um estudo de caso. Para coleta de dados utilizou-se de um questionário semi-estruturado junto aos funcionários dos setores pesquisados. Objetivando a análise do processo de separação de pedidos levando em consideração, desde o momento que é feito o pedido junto ao fornecedor até chegar a seu consumidor final. Os resultados demonstram que a instituição possui um padrão em seu modo de separação de pedidos e no setor de compras existe um programa interno que ajuda nessa separação já no almoxarifado é feito tudo manual não existe nenhum sistema tecnológico.

Palavras-Chave: Almoxarifado; Picking; Compras

1 Introdução

Estamos em tempos de muita competitividade empresarial, e por isto, é de grande importância fazer de tudo para aumentar o grau de satisfação dos clientes. Uma das formas de conseguir isto é através de um efetivo

gerenciamento da cadeia logística para agregar valor de tempo e lugar a todos os interessados e através de suas estratégias otimizar os processos dentro da cadeia de suprimentos.

Logística é uma estratégia viabilizadora de negócios, não só para aproximar vendedores de compradores, mas tem como um de seus principais objetivos reduzir os custos com materiais e sua movimentação. A logística procura encontrar o caminho mais rápido e econômico para juntar demanda e oferta, conseguindo preços mais acessíveis, dentro dos prazos e padrões estipulados.

A atividade de picking (coletar os itens do pedido do armazém) é normalmente a atividade de maior custo em um centro de distribuição. Portanto, buscar melhorias incrementais pode gerar benefícios na produtividade como um todo. Nesta atividade o principal componente é a distancia percorrida pelo funcionário para coletar itens. A empresa deve definir processos que reduzam estas distancias e obter melhorias consideráveis na produtividade da operação.

Partindo destas considerações e percebendo a necessidade de entender a atividade de picking em almoxarifado apresenta-se este trabalho onde busca analisar a atividade de picking e a separação de fluxo de pedido no setor de compras de uma instituição de ensino superior. Serão apresentadas também as funções de compras, armazenagem e almoxarifado que são as áreas onde as organizações praticam a atividade de picking.

No sentido de orientar este trabalho, mostraremos aqui sua estrutura, onde esta se dividirá em cinco etapas. Primeira delas tem o como foco a apresentação do trabalho e a definição do objetivo que encaminhará os passos para o desenvolvimento do trabalho. A segunda parte busca apresentar um conteúdo que dará sustentação teórica à pesquisa desenvolvida. A terceira parte apresentará a metodologia, ou seja, o método utilizado para o presente estudo. A quarta parte tem com foco a discussão da pesquisa frente à teoria trabalhada. A quinta parte apresenta a conclusão deste trabalho.

2 Referencial Teórico

2.1 Atividades de Picking

Denomina-se Picking a atividade de separação de pedidos dentro de um estoque ou almoxarifado. Para entendermos esta atividade, é importante apresentarmos sua inserção entre as principais atividades de armazenagem.

De uma maneira simples, todos os tipos de armazéns possuem funções de recebimento de produtos, armazenagem do mesmo até que seja necessária coleta de produtos de acordo com pedidos dos clientes e preparação dos produtos para entrega no cliente. A atividade de picking pode ser definida como a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades corretas da área de armazenagem para satisfazer as necessidades do consumidor.

Tal atividade dentro de um armazém é considerada como uma das mais críticas. Dependendo do tipo de armazém, 30% a 40% do custo de mão-de-obra está associado à atividade de picking. Aliado ao custo, o tempo dessa atividade influi de maneira substancial no tempo de ciclo de pedido, ou seja, o tempo entre a recepção de um pedido do cliente e a entrega correta dos produtos.

O aumento progressivo das necessidades (e exigências) dos consumidores e da competição trouxe diversas conseqüências para a atividade de armazenagem. Tais conseqüências podem ser traduzidas em tendências gerais que podem ser observadas em diversos setores e as maiores exigências dos clientes aumentaram os números de produtos que as empresas trabalham atualmente.

Muitas empresas passaram a trabalhar cada vez mais em filosofias de ressuprimento contínuo, com o objetivo de diminuir seus níveis de estoque, operam com menores quantidades de lote o que implicam em um aumento no número de pedidos ao longo do tempo. Busca-se também uma concentração em Grandes Armazéns onde o paradigma da presença local começa a deixar de existir. As empresas começam a adotar uma operação com menor número de depósitos e pontos de venda, concentrando estoques e obtendo reduções de custo com consolidação de carga.

Além dessas tendências, as empresas perceberam a importância da utilização do serviço como diferencial de valor agregado em seus produtos. A qualidade do produto passa a ser um pré-requisito e serviços como entrega em domicílio e vendas pela internet aumentaram o nível de exigência e produtividade das atividades de armazenagem e transporte.

Com uma exigência cada vez maior pela diminuição do tempo de ressuprimento a fim de atender melhor os clientes, a atividade de picking deve ser flexível para assegurar uma operação dentro das necessidades determinadas pelo cliente, utilizando sistemas de controle e monitoramento que suportem os níveis de serviço e qualidade diagnosticados.

Dentre os sistemas de controle pode-se citar: Utilização de documentações claras e de fácil operacionalização, Organização dos pedidos de acordo com as configurações físicas, Manutenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com