TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Por:   •  17/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.816 Palavras (16 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 16

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SIMPLES DA INFRAESTRUTURA DE REDE DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO E SUAS FUTURAS PERSPECTIVAS. 

GABRIEL PEDRO DE LIMA

gabrielpedro2707@gmail.com

ORIENTADOR: HAROLDO JOSÉ COSTA DO AMARAL

Haroldo.amaral@upe.br

A informação vem, nos últimos anos, adquirindo maior notoriedade dentro dos processos de gestão, o seu uso é de extrema importância nas organizações, junto com ela os impactos positivos e as vantagens adquiridas através do compartilhamento seguro e eficiente da mesma. No entanto, as tecnologias que envolvem o tratamento dos conjuntos de dados e conectam seus usuários ainda são de valores muito elevados, o que torna, muitas vezes, inviável a instalação de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de acordo com o necessário para atender todas as demandas. A partir desta visão, este estudo buscou descrever a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação nos processos de uma instituição de ensino superior fazendo uma análise de forma simples da infraestrutura de rede da Universidade de Pernambuco (UPE) e retratar suas futuras perspectivas.

Palavras-chaves: Tecnologia da Informação e Comunicação. Infraestrutura. Processos.  

1. INTRODUÇÃO

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desde as últimas décadas, vem ganhando cada vez mais notoriedade ao colaborar com o funcionamento das organizações, principalmente, pelo fato dela proporcionar grandes facilidades e trazer vantagens competitivas, onde estão envolvidas as questões de informações, propriamente dita, tempo, espaço e segurança na dinâmica da gestão empresarial (TURBAN, 2010).

No entanto, não é apenas nas corporações que a TIC tem sido observada com maior foco na função facilitadora. Após os grandes avanços na área da informática, todos os meios sociais passaram a interagir com as novas maneiras de manusear as informações a fim de proporcionar vantagens nos seus processos, e a administração pública, assim como as instituições de ensino superior, também aderiu e se adaptou, gradativamente, com o objetivo de alcançar um nível maior de gestão, além de uma comunicação com um alto índice de entendimento (OLIVEIRA, 2006).

Para isso, é necessária a obtenção de uma infraestrutura de TIC eficiente, onde a segurança da informação seja um fator a parte, porém importante, e o funcionamento em cadeia seja obtido através de um bom alinhamento entre os recursos tangíveis, como os hardwares, e os intangíveis, como os softwares, criando juntos com a rede os três pilares desta infraestrutura, além dos usuários, que fazem parte dos recursos humanos (REINER; XAVIER; XAVIER, 2012). 

Para uma compreensão melhor da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação é necessário entender o propósito dela para cada organização de forma específica, elaborando seu funcionamento para atender todos os setores e processos, porém, também tornando necessário compreender as prioridades em casos onde há falta de recursos e, provavelmente, onde terá que haver uma flexibilidade, além de uma mobilização entre as partes sociais e técnicas a fim de um melhor resultado (PÉRICAS, 2012). No entanto, muito antes, Star e Ruhleder (1996) já defendera este tipo de ideia ao afirmar que qualquer tipo de infraestrutura

"É ao mesmo tempo móvel e barreira para a mudança; é ao mesmo tempo adaptável ao gosto do cliente, e rígida; encontra-se dentro e fora das práticas organizacionais. É produto e processo. Com o surgimento das tecnologias descentralizadas, empregadas no contexto de grandes distâncias geográficas, torna-se mais premente a necessidade tanto de padrões comuns, quanto de tecnologias adaptáveis ao gosto dos clientes, e flexíveis."

Atualmente, a TIC está presente em praticamente todas as instituições de ensino superior brasileiras, seja ela da rede pública ou privada, auxiliando as nos diversos processos e facilitando o controle e o tratamento das informações dos seus usuários, porém, em muitas delas, não exerce respectiva função de forma alinhada devido à falta de uma infraestrutura que suporte as diversas demandas.

A Universidade de Pernambuco tem uma estrutura com diversos polos localizados em todas as regiões do estado. Portanto, a necessidade de uma infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação bem coordenada é de suma importância para o seu funcionamento através do apoio que esta área dá aos inúmeros processos da instituição, que envolvem desde a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo e suas interações, a fim de alcançar um nível de excelência esperado para uma organização tão importante da região.

Dada esta problemática, o presente trabalho procura descrever, através de uma análise descritiva, a importância da área de Tecnologia da Informação e Comunicação e seus respectivos elementos estruturais influenciando nas condições de seu funcionamento enquanto área de suporte aos processos da Universidade de Pernambuco, além do planejamento e as perspectivas de investimento nos próximos anos.

Dentro do respectivo propósito da pesquisa foi definido o objetivo geral, que implica em descrever a importância da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação e seus respectivos impactos nos processos responsáveis pelo funcionamento de uma instituição de ensino superior, a Universidade de Pernambuco neste caso, além de abordar as futuras perspectivas para esta área. Definido o objetivo geral desta pesquisa, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: descrever os principais processos acadêmicos responsáveis pelo funcionamento da Universidade de Pernambuco; descrever a infraestrutura de TIC da instituição verificada no presente estudo; analisar a capacidade de suporte da Tecnologia da Informação e Comunicação e sua estrutura de rede nos principais processos acadêmicos da Universidade de Pernambuco, por fim, analisar a importância dada para este setor e retratar as futuras perspectivas para esta área dentro da universidade.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. A LOGÍSTICA NOS PROCESSOS

Atualmente, a necessidade de consumo de uma maior variedade de produtos e serviços, estabelece cada vez mais a dependência que as empresas, entre elas as instituições de ensino superior, em geral, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, têm pelos processos logísticos (NOVAES, 2007). Todavia, esses processos só passaram a ser notados de forma conjunta a partir de meados do século passado, onde as organizações começaram a considerar as atividades primárias (transporte, no caso dos produtos, armazenamento de produto ou informação e processamento de pedidos ou demanda), junto com outras atividades interligadas a elas, de um novo meio organizacional dentro da empresa chamado de logística empresarial (BALLOU, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com