TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do planejamento estratégico em Instituições Federais de Ensino Superior

Por:   •  1/3/2018  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:  Fundamentos de Administração

Aluna: JLC

RESENHA DE ARTIGO

CANDIDO, José Leandro; BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega. Uma proposta de análise do planejamento estratégico em Instituições Federais de Ensino Superior. IN: POLÊMICA, v.17, n. 3 (2017). Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/31045/21872

O artigo de José Leandro Candido e Maria de Fátima Nóbrega Barbosa, como o próprio título aponta, propõe-se a analisar o planejamento estratégico nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Os autores destacaram a importância do planejamento estratégico (PE), considerando o ambiente dinâmico no qual a grande maioria das organizações estão inseridas, e que em grande parte das Instituições de Ensino Superior, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vem se consolidando como planejamento estratégico. Entretanto, poucas universidades públicas o utilizam efetivamente, muitas vezes sendo apenas um instrumento para cumprir exigências governamentais. Assim, o estudo apresentado no artigo busca identificar os elementos mais importantes para o processo de planejamento estratégico nas IFES, a fim de que este se consolide como um instrumento de gestão.

O trabalho foi realizado utilizando-se pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, buscando-se inferir os elementos que se destacam na literatura ao se tratar de planejamento estratégico nas IFES. Para tanto, foram analisadas dezessete publicações selecionadas, pontuando-se os elementos influenciadores do processo de elaboração e implementação do planejamento estratégico em IFES, conforme os critérios estabelecidos pelos autores. Foram definidos, conforme a pontuação alcançada, os seguintes elementos críticos: sistemas de informação; know-how para trabalhar com PE; acompanhamento e avaliação; cultura organizacional; participação no planejamento estratégico; natureza da organização; estrutura organizacional; questões políticas; presença da liderança e adoção do PE como instrumento de gestão.

A realização de um bom planejamento estratégico é capaz de gerar transformações em uma organização, possibilitando que esta possa antecipar-se às ameaças e identificar oportunidades e melhorias. Entretanto, na gestão de uma IFES, os dirigentes enfrentam dificuldades diferentes das entidades privadas, e que nem sempre podem ser sanadas pelos sistemas de gestão do meio corporativo. Portanto, não é possível a simples utilização de processos de planejamento disponíveis na literatura e que deram certo em organizações privadas ou de outras naturezas, sem que estes sejam adaptados às condições específicas das IFES. Assim, o trabalho realizado no artigo é bastante relevante ao destacar as variáveis críticas ao processo de elaboração do PE nas IFES, disponíveis na literatura considerada.

A metodologia adotada pelos autores está bem definida no artigo, com a delimitação dos critérios para a seleção das publicações, bem como o método de pontuação para os elementos considerados e o tratamento dos dados, bem como os mecanismos de segurança utilizados a fim de evitar distorções no resultado.  Embora a quantidade de textos analisados possa ser considerada pequena, deve-se considerar que isto se deu pela baixa existência na literatura de publicações sobre processo de planejamento estratégico com foco em IFES, já que entre os 219 resultados encontrados na busca inicial, apenas 17 eram referentes ao assunto específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com