TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de Globalização, Fragmentação, Exclusão de Valdemar Valente.

Por:   •  3/5/2022  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Bruno Castro Alves                               Matrícula: 20209008778

Análise do Artigo – Globalização, Fragmentação, Exclusão de Valdemar Valente.

O fenômeno descrito no texto trata-se da Globalização e os efeitos decorrentes da mesma. Sendo possível pelo avanço tecnológico e cientifico atual que foi responsável por alcançar dimensões globais, fazendo que houve mudanças na economia e cultura de diversos países. Havendo sobretudo uma internalização do mundo capitalista. Embora, o processo pareça ser uma maravilha na verdade mascara as exclusões, fragmentação do poder, exploração de trabalhadores dentre outros.

Enquanto em diversos períodos da história o poder esteve concentrado nas mãos de um Estado Nacional que teria como intuito a defesa, proteção e oferta de serviços públicos para os cidadãos . No mundo dito globalizado ocorre a fragmentação do poder, as empresas transnacionais impulsionam o crescimento do país, de modo que as mesmas tem um grande poder concentrado, utilizando propriamente dessa fragmentação como fortalecimento da globalização e meio de se expandir ainda mais. Atrelado a isso ocorre a exploração do trabalhador pelo processo de extração da mais valia (Horas a mais dentro da jornada de trabalho no qual trabalhador exerce sua função sem receber), que ocorre de forma global e marcada pela mais valia relativa pelo acréscimo de tecnologias. Resultando em desemprego estrutural e em seguida em crises que são constantes e beneficia os donos do capital.

A exclusão ocorre pelo fato de todos terem acessos a essa tal globalização, as técnicas utilizadas em diferentes países são diversas e algumas são consideradas arcaicas em relação a outras, causando baixo a acesso de comunidades vulneráveis no que tange o acesso a meios da informação. Se por um lado a globalização representa a fácil circulação de mercadorias, de pessoas não é mais assim. Os países mais desenvolvidos bloqueiam a entrada dos estrangeiros com os mais diversos tramites legais e burocráticos, criando uma xenofobia e aversão aos povos que tem culturas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com