TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Resenha: Antropologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

No ambiente globalizado, no qual as interações sociais ocorrem entre pessoas de diferentes regiões e países, a palavra cultura emerge como uma das variáveis fundamentais para a compreensão do fenômeno organizacional (PIRES; MACÊDO, 2006). Assim, para que se possa compreender melhor uma organização, faz-se necessário investigar e estudar sua cultura, considerando o contexto histórico e cultural em que ela está inserida. É nesse cenário, que os estudos sobre a cultura organizacional se mantêm e se desenvolvem em todo o mundo, mostrando-se cada vez mais como um tema atual e relevante na explicação do funcionamento das instituições e na compreensão do comportamento humano em situação de trabalho (COLETA; COLETA, 2007).

Segundo Macedo (1996), a cultura organizacional nasce da necessidade dos indivíduos, dos mecanismos de grupos e da influência de líderes que pelo uso

das estruturas, legitimam o passado, dão vida ao presente e apontam para o futuro. Ela é vinculada a grupos, são pessoas vivendo conjuntamente por um longo período de tempo, suficiente para compartilhar, resolver um problema, e observar os resultados, isto é, pessoas com uma história.

Conforme Lima e Albano (2002), a investigação da cultura é tarefa árdua e os profissionais da área devem fazê-lo com muita seriedade, coerência, prudência e bom senso, por meio de uma metodologia adequada à realidade para, com isso, evitar erros e descrédito das novas propostas. Para tanto, toda cultura possui uma lógica própria, que deve ser compreendida a partir de si mesma. O antropólogo social ou organizacional, ao observar qualquer agrupamento humano, deve mergulhar profundamente em sua vida quotidiana, para compreender efetivamente o significado das percepções e ações de seus membros (AIDAR et al., 1995).

No que se refere às instituições públicas, Pires e Macêdo (2006) afirmam que as organizações públicas se deparam com a necessidade do novo, tanto em aspectos administrativos quanto políticos. O artigo em questão visa identificar a cultura predominante de uma prefeitura, localizada na região Centro-Sul do Estado do Paraná, em um município de pequeno porte.

A cultura assume papel de destaque no comportamento das organizações, à medida que influi no modo de vida, nos padrões e nos valores das pessoas que, durante a maior parte do tempo, se dedicam-se às organizações, para onde transportam não apenas seus conhecimentos técnicos, como também todas as características de suas personalidades (SANTOS, 1990 apud SARAIVA, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com