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Antropologia

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Por:   •  18/3/2015  •  4.424 Palavras (18 Páginas)  •  649 Visualizações

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Responsável pelo Conteúdo:

Prof. Rodrigo Medina Zagni

As Diferenças Culturais

Nessa unidade, vamos tratar do tema “A ação transformadora do

meio e do homem” Nesta unidade, nos debruçaremos sobre as

principais teorias que permitem compreender ação

transformadora do homem no meio ambiente.

Sendo assim, este é um conteúdo fundamental não só porque nos

serve de base informativa para compreender como se formam e se

transformam distintas culturas; mas nos servirá também de

instrumento para compreensão da ação do homem na

transformação do meio.

Atenção

Para um bom aproveitamento do curso, leia o material teórico atentamente antes de realizar

as atividades. É importante também respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.

A Ação Transformadora do Meio e do Homem

Uma forma de se compreender a constituição cultural das sociedades é a partir da sua

função transformadora do meio ambiente, do meio social e do próprio Homem.

Já nos dissera Herbert Spencer, que o Homem não é tal qual aquele das pinturas

chinesas, ou seja, solto no espaço, como se estivesse caindo no nada: o Homem existe no

meio geográfico. Mais do que isso, retira desse meio o necessário a sua sobrevivência.

Pensemos então a dimensão cultural humana a partir das relações entre Homem e meioambiente.

O Homem, que é dotado de necessidades materiais, literalmente obedecendo a

programações biológicas (comer, evacuar, beber, dormir, procriar etc.), realiza-as

essencialmente no meio-ambiente.

Pensemos no Homem que atende as suas necessidades

de sobrevivência no meio-ambiente, mas sem interferir nele. A

caça e a coleta, por exemplo, foram as atividades econômicas

da maior parte do tempo de vida humana sobre a Terra, e nela

o Homem apenas retirava do meio aquilo que necessitava, sem

interferir nele, ao menos gravemente.

Ocorre que o economista britânico Thomas Malthus

(1766-1834) identificou que haveria um descompasso nessa

relação. As necessidades humanas seriam maiores, em relação

àquilo que o meio ambiente pode ofertar naturalmente.

Malthus demonstrou que as necessidades humanas seriam

então maiores que aquilo que o meio ambiente poderia

prover, sem que o Homem interferisse nele.

Desse descompasso resultaria um grave problema à

sobrevivência humana, que depende vitalmente de alimento e

água. Já dissera o filósofo grego Platão, no séc. IV a.C., que “a necessidade é a mãe de todas

as invenções” e; portanto, para esse problema de sobrevivência a solução encontrada pelo

Homem foi interferir no meio-ambiente.

Material Teórico

Engraving of Economist Thomas

Robert Malthus by John Linnell

Título original: Thomas Robert

Malthus (1766-1834) English

economist. Photo shows Malthus in a

formal head and shoulder portrait.

Undated engraving by J. Linnell.

IMAGEM: © Bettmann/CORBIS

NOME DO CRIADOR John Linnell

DATA DE CRIAÇÃO 19th century

COLEÇÃO Bettmann

A primeira forma encontrada pelo Homem para

empreender essa ação transformadora do meio foi a

agricultura. Aliando um bastão de madeira, extraído da

natureza, conjugando-o a uma lasca de pedra polida com o

uso de uma amarra feita com tripas secas de um animal

abatido, o Homem desenvolveu a enxada. Com o uso

adequado desse instrumento o Homem passou a arar a terra e

prepará-la para o plantio de sementes que, por meio da

observação, percebeu que poderia germinar e dar frutos.

Irrigando periodicamente o terreno plantado, foi possível obter

mais alimentos e solucionar o problema do descompasso

identificado por Malthus, possibilitando a sobrevivência.

Ocorre que, para que isso ocorresse, foi preciso o

desenvolvimento de materiais e técnicas: o desenvolvimento

dos materiais necessários à atividade do plantio bem como

das técnicas adequadas para sua utilização. Os materiais

constituem, segundo o filósofo alemão Karl Marx (1818-

1883), os “meios de produção da vida social”, junto do

mais importante meio: a terra; as formas ou as técnicas para

utilizá-los consistem na tecnologia desenvolvida, ambos,

para o trabalho. Segundo a definição marxista, o trabalho é

a ação transformadora do

...

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