TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Trabalho Universitário: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina : Antropologia

Atividade 01- Explique, utilizando os métodos antropológicos a organização cultural de uma sociedade especifica.

Sociedade: Indígena

Local : Brasil

Momento : últimos 500 anos aos dias Atuais

A Organização Social da comunidade indígena se baseia na igualdade, onde todos tem os mesmo direitos e suas posses são coletivas , com exceção das ferramentas de trabalho e de caça e pesca.

O trabalho também é coletivizado, neste caso há uma divisão por sexo e por idade, fica claro que homens e mulheres tem tarefas diferentes, onde as mulheres executam tarefas relacionadas a casa, trato das crianças e até da agricultura, já os homens ficam responsáveis pela caça, pesca e guerra.

Nesta sociedade destacam-se duas figuras o pajé e o cacique, o primeiro é o conhecedor dos rituais, é o sacerdote da tribo, é inclusive aquele que recebe a mensagem dos Deuses, tem ainda destaque seu papel como curandeiro . Já o cacique é o líder da tribo aquele que organiza e orienta, principalmente em momentos de crise como nas guerras.

A educação indígena se dá com foco nas atividades práticas, onde os meninos aprendiam com seus pais atividades de caça e pesca, as meninas seguiam suas mães nas atividades do lar, mas a mensagem que fica subentendida é que há uma finidade e uma proximidade entre entes familiares e integrantes da mesma tribo, algo que tem reduzido cada vez mais em nossa sociedade.

A economia nesta sociedade é basicamente de subsistência, quando um índio caça um animal grande, ele simplesmente divide com toda tribo, plantam para seu consumo, há registro de que o máximo que essas tribos chegaram a fazer parecido com comercio é o escambo, realizados esporadicamente. Fica intrínseco neste modo de tratar a economia é que só se pesca ou se caça o que se consume, desta forma a natureza tem plena condição de se recompor. Por este motivo quando os europeus chegaram ao Brasil todo ecossistema estava preservado e provavelmente estaria até hoje caso os europeus não tivessem aqui aportado.

O contato com os Europeus no período conhecido como mercantilismo, foi determinante para mudança da organização indígena, gerou prejuízos irreparáveis para nação, tanto no que diz respeito a cultura, com novos costumes, ferramentas e uma nova maneira de ver o mundo, a família. Em resumo os indígenas foram usados e incentivados a serem destruídos por tribos rivais, como saldo disso a população indígena em pouco tempo era equivalente a apenas 10% daquela que existia em 1500.

A sociedade indígena hoje vive em pequenas ilhas, com pouco de sua cultura tendo sido preservada, vestem roupas, tem um ciclo de educação próximo a educação formal, e principalmente acabaram sendo envolvidos pelo capitalismo. A outra e grande parcela dos indígenas encontram-se marginalizados em grandes centros tendo que trabalhar em serviços braçais e abandonando completamente sua cultura e seus costumes, ou seja, A grande maioria da cultura indígena foi exterminada e encontra-se em extinção, seus costumes e suas filosofias que envolviam principalmente solidariedade, companheirismo, igualdade e fraternidade, são características que nossa sociedade busca utilizando leis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com