TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Artigo: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2013  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 2

ANTROPOLOGIA

Etimologicamente antropologia – Anthropos – homem; Logos- estudo ( estudo do homem); como ciência da humanidade preocupa-se em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade.

Ciência Social – estuda o homem como elemento integrante de grupos organizados;

Ciência Humana – estuda o homem como o todo, língua, religião, costumes etc.

Ciência Natural – pelo conhecimento psicossomático do homem e sua evolução.

Tipos de Antropologias – antropologia como dimensão biológica ou física; antropologia social e ou cultural.

Objeto de estudo – A antropologia como ciência do biológico e do cultural tem seu objeto de estudo definido como: o homem e suas obras.

Ex: o estudo do fóssil humano, suas mudanças evoluídas, sua anatomia e suas produções culturais. A investigação antropológica vale-se do método comparativo ( semelhanças e diferenças).

Objetivo da Antropologia – o estudo do homem como um todo, ser biológico, pensante, produtor de culturas e participante da sociedade.

Divisões e campos da antropologia

- Antropologia Física ou Biológica – estuda a natureza física do homem e as origens da evolução, estrutura anatômica, características raciais (vincula-se as ciências biológicas e naturais);

Divide-se em : Paleontologia Humana, Somatologia, Raciologia, Antropometria e Estudos Comparativos do Crescimento.

Paleontologia Humana – Palaios – antigo, ento – ser, logos – estudo; Estuda a origem e a evolução humana através do conhecimento dos fósseis.

Somatologia – Somato – corpo humano, Logos – Estudo; Estuda as diferenças físicas e individuais como também as diferenças sexuais.

Raciologia – raça – etnia, logos – estudo; Interessa-se pela história racial do homem, classificação da espécie humana em raças, miscigenação etc.

Antropometria –Anthropos – homem, metria – medida; Usam técnicas de medição, procedimentos quantitativos que fornece medidas sobre o corpo.

Estudos Comparativos do crescimento – os somatólogos e a ampliação dos campos dos conhecimentos relacionados aos índices de crescimento e outros aspectos como alimentação, exercícios físicos, maturidade sexual etc.

Antropologia Cultural – Abrange o estudo do homem como ser cultural, isto é, fazedor de cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com