TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia da história

Projeto de pesquisa: Antropologia da história. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.048 Palavras (17 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 17

Antropologia (do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.1 A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.

Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.

Community Noun project 2280.svg

Antropologia

Escolas[Expandir]

Expoentes[Expandir]

Áreas de estudo[Expandir]

Conceitos[Expandir]

Listas[Expandir]

Portal

v • e

Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci.

Índice

1 Divisões e campo

2 Considerações

3 História da Antropologia

3.1 Primórdios

3.2 O século XVIII

3.3 O século XIX

3.3.1 A antropologia evolucionista

3.3.1.1 Teoria

3.3.1.2 Método

3.3.1.3 Pensadores

3.3.2 A antropologia difusionista

3.3.2.1 Representantes e obras

3.3.3 O surgimento da "linhagem francesa"

3.4 O século XX

3.4.1 A antropologia funcionalista

3.4.1.1 Representantes e principais obras

3.4.2 A antropologia estrutural

3.4.2.1 Ideias centrais

3.4.2.2 Autores e obras

3.4.3 O particularismo histórico

3.4.3.1 Principais ideias

3.4.3.2 Representantes

3.4.4 A escola de cultura e personalidade

3.4.4.1 Representantes

3.4.5 A antropologia interpretativa

3.4.5.1 Ideias centrais

3.4.6 Antropologia da arte

3.4.7 Antropologia da imagem

3.4.8 Antropologia das emoções

3.4.9 Antropologia jurídica

3.4.10 Antropologia médica e da saúde

3.4.11 Antropologia e psicanálise

3.4.12 Antropologia visual

3.4.13 Outros movimentos

3.4.14 Debates pós-modernos

3.4.14.1 Ideias centrais

4 Áreas de estudo em Antropologia

5 Conceitos e métodos da Antropologia

6 Referências

7 Ver também

8 Ligações externas

Divisões e campo

A Antropologia, sendo a ciência da humanidade e da cultura, tem um campo de investigação extremamente vasto: abrange, no espaço, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhões de anos e todas as populações socialmente organizadas. Divide-se em duas grandes áreas de estudo, com objetivos definidos e interesses teóricos próprios: a Antropologia Física (ou Biológica) e a Antropologia Cultural, para alguns autores sinônimo de antropologia social, que focaliza, talvez, o principal conceito desta ciência, a cultura. Segundo o Museu de Antropologia Cultural da Universidade de Minnesota a antropologia cultural abrange três tópicos gerais que por sua vez subdivide-se e constituem-se como especialidades: Etnografia / Etnologia, Linguística aplicada à antropologia e Arqueologia. A cultura e a mitologia correspondem ao desejo do homem de conhecer a sua origem, ou produzem um modo de autoconhecimento que é a identidade, diferenciando os grupos em função de suas idiossincrasias e adaptação em ambientes distintos.

Considerações

Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação com a natureza, seja na sua especificidade cultural. Para o saber antropológico o conceito de cultura abarca diversas dimensões: universo psíquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histórias peculiares, a linguagem, valores, crenças, leis, relações de parentesco, entre outros tópicos.

Embora o estudo das sociedades humanas remonte à Antiguidade Clássica, a antropologia nasceu, como ciência, efetivamente, da grande revolução cultural iniciada com o Iluminismo.

História da Antropologia

Embora a grande maioria dos autores concorde que a antropologia se tenha definido enquanto disciplina só depois da revolução Iluminista, a partir de um debate mais claro acerca de objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com