TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial

Por:   •  9/7/2018  •  Resenha  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

PEREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas; ALMEIDA, Saulo Teles. Um Estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Análise da Influência de um Discurso Justificador da Discriminação no Preconceito Racial. Universidade Católica de Goiás. 2003. pp. 95-107.

RESENHA

O texto: Um estudo do Preconceito na Perspectiva das Representações Sociais: Análise da Influência de um discurso Justificador da discriminação no preconceito racial, retrata como se dá na sociedade a discriminação, como os grupos sociais e os indivíduos, tratam, agem e são protagonistas do preconceito na sociedade. Se o preconceito é tido como algo genético, se é pela situação de classe, como retrata o autor, por ser “pobre”; ou mesmo pela cor da pele da pessoa. O texto retrata a limitação da influência das organizações nas atitudes das pessoas e como a sociedade como um todo, é preconceituosa ou mesmo a minoria, tanto que a pesquisa feita pelos estudantes, demonstra a descriminação, na sociedade, sendo a maioria dizendo que foi errado a atitude da gerente, sendo discriminatória com a entrevistada.

O preconceito na sociedade, sempre foi dirigido, pela maioria dominante, em relação ao racismo por exemplo, os brancos desprezavam os negros que eram a minoria na sociedade, portanto eram descriminados e deixados de lado pela maioria. A partir desse exemplo, e através de muita persistência e luta a “minoria”, conseguiu desenvolver leis, que os garantissem os mesmos direitos na sociedade. Mas os dominantes, por outras formas, conseguiram “driblar”, tais leis, como não as respeitando, não as praticando e impedindo o direito de tal lei se concretizar. O texto trabalha, com o termo, “representações sociais”, as quais representam os sujeitos da sociedade, no caso, da teoria defendida no artigo, ela, representa os sujeitos da sociedade que sofrem preconceitos, os quais os defendem as ideias dos grupos minoritários e promovem ações para defenderem suas reinvindicações e suas bandeiras.

O artigo, trabalha com definições para representações sociais. Tendo três definições. A primeira, a organização do campo representacional, os quais defendem o pensamento de que, há uma aproximação de ideias uns dos outros. A segunda, o posicionamento dos indivíduos no campo representacional, os quais acreditam que os seres estão organizados por um sistema, os quais os obrigam a ser e a ter tal pensamento. Por último, a ancoragem social, o qual aborda que o ser está inserido em uma organização e em um determinado grupo, o qual o dará suporte e o norteamento da forma de pensar e de agir.

O texto, trabalha com as definições da análise do preconceito psicológico, de que forma o sujeito e qual o motivo tem para desenvolver tal atitude na vida pessoal, em resumo o que o leva a ter tal pensamento. O preconceito sociológico, como que o ser inserido na sociedade, e mesmo em alguma organização social, tem tais atitudes de discriminação ou mesmo de preconceito para com as pessoas. Por último, psicossociológica, a qual, deverá estudar o porquê de tal pensamento e qual a organização social envolvida, para compreender de onde vem tal pensamento e porque é difundido.

Segundo o texto, o preconceito nasce, a partir do momento em que a pessoa possui uma crença de que só o dela, ou mesmo igual ao dela que é o justo ou o perfeito, algo fora do normal, é tido como diferente, então é digno de ser deixado de lado ou excluído. O qual o próprio texto, tem como base que o preconceito vem do fator econômico, que o ser sofre a exclusão a partir do momento em que ela passa a valer o que possui e não o que é de fato. Também partilham da ideia de que o preconceito, é atribuído ao grupo social que a pessoa faz parte, produzindo exclusão e disputa. Sendo que, o brasileiro, se coloca como preconceituoso. Levando em consideração o crescimento do capitalismo e o desenvolvimento da sociedade, existe ainda um número maior ainda do preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com