TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial

Por:   •  20/10/2018  •  Resenha  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Internacional - Uninter

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplinas: Linguagem e Compreensão de Texto e Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Tutora: Maria Cristina Fogaça

Aluna: Jucilaine Cacilda Costa

PEREIRA, Cícero; TORRES, Ana Raquel Rosas; ALMEIDA, Saulo teles. In: Psicologia e Crítica, 2003. Um estudo do preconceito na perspectiva das representações sociais: Análise da influência de um discurso justificador da discriminação no preconceito racial

RESENHA

O texto de Cícero Pereira, Ana Raquel Rosas Torres e Saulo Teles Almeida, traz uma análise da influencia de um discurso justificador da Discriminação no Preconceito Racial.

O artigo trata-se especificamente sobre o preconceito, e fala sobre o avanço de grupos minoritários que nos últimos anos alcançaram alguns direitos como mudanças na legislação, que reprimi o ato da discriminação, e a possibilidade de quotas nas universidades públicas para negros, estudantes de escolas públicas, etc.

O objetivo deste artigo é discutir se realmente essas ações provocaram a diminuição do preconceito social, tendo em vista que estudos comprovaram que manifestação de forma clássica de discriminação racial diminuiu em vários lugares do mundo. Em contra partida, estudos apontam a existência de duas formas de preconceito sendo o clássico, expressado de maneira hostil e explicita e o novo, onde a maneira de expressar o preconceito é mais encoberta e disfarçada e por isso se torna menos agressiva do que a clássica.

Com isto a forma de expressar o preconceito tem se tornado menos evidente dando a impressão da diminuição das manifestações de discriminação.

Na Psicologia Social, a definição mais utilizada para o preconceito é a explicitada por Allport (1954) como sendo uma atitude negativa em relação a uma pessoa baseado na crença de que ela possui costumes e características negativas atribuídas a um grupo. A partir desta obra de Allport (1954) varias outras teorias foram desenvolvidas, como a de Billing (1993) e Martínez (1996) que aborda o preconceito  através de causas psicológicas como frustrações do individuo. O artigo traz a argumentação de que não se deve associar o ato de preconceito considerando apenas o lado da personalidade, pois assim deixa de considerar outros fatores importantes que também contribui para esse fenômeno como a fatores socioeconômicos, processos cognitivos de estereótipos que muitas vezes determina ações de preconceito, e também a categoria social onde o individuo é inserido e como ele se identifica.

 Para analisar como um discurso ideológico pode influenciar o preconceito racial, este artigo vai utilizar o método de pesquisa de analise quantitativa das representações sociais

Para isso 120 estudantes do primeiro ano de psicologia foram divididos em dois grupos onde, deveriam avaliar a atuação de uma gerente que precisa contratar uma vendedora para uma loja de cosméticos de um shopping Center. Ao selecionar os currículos se depara com duas candidatas com competência e características profissionais idênticas. E para tomar a decisão de qual seria contratada a gerente as convoca para uma entrevista pessoalmente e se depara com a diferença entre uma e a outra, sendo uma de cor branca e outra de cor negra.

Para grupo de estudantes representando o grupo de controle foi narrado que após ver as candidatas a gerente não teve duvidas em contratar a branca, porém para o segundo grupo de estudantes representado pelo grupo experimental foi narrado que após ver a cor da pele das candidatas a gerente entra em um dilema, mas acaba contratando a moça branca. Ela não se intitula como preconceituosa mais define a sociedade como sendo muito preconceituosa e como os clientes de sua loja são brancos podem se sentir desconfortáveis ao serem atendidos por uma vendedora de cor negra, e isto poderia diminuir as vendas prejudicando a loja e também os demais funcionários, sendo assim ela estaria sendo uma boa gerente, pois estaria zelando pelos lucros da loja e bem estar dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com