TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme "Red BMW"

Projeto de pesquisa: Análise do filme "Red BMW". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade nos propor fazer, uma analise do filme BMW Vermelho. O filme de Edu Ramos Pinheiro de apenas 19 minutos mostra a história de uma família humilde que recebeu inesperadamente uma BMW, que não poderia ser vendida no período de dois anos.

Ser contemplado com um carro de luxo é o sonho de muitos cidadãos quando o mesmo passe a ser um complemento de realizações a uma família que já é realizada estruturalmente em outros aspectos, não sendo este o caso da família apresentada no filme.

O presente texto traz uma reflexão a cerca da realidade da “Questão Social” evidenciando a desigualdade social.

2 DESENVOLVIMENTO

Vivemos em meio a um mundo de uma sociedade capitalista, em que a tecnologia está inserida no dia a dia dos indivíduos, de forma a influenciá-lo e fazê-lo dependente de tais avanços tecnológicos. Com isso reduzir as desigualdades sociais diminuindo seus impactos no social como um todo é uma necessidade e um grande desafio que devem ser enfrentados por todos os brasileiros. Além da responsabilidade do Estado em pensar, articular e promover estratégias para diminuir as iniquidades, o envolvimento da população assume um papel insubstituível no sucesso deste processo.

O curta citado neste trabalho retrata a historia de uma família visivelmente de classe baixa que ganha de um sorteio realizado por um jornal de circulação da cidade, um carro de grande valor. O filme se passa numa favela na cidade de São Paulo, um lugar pobre onde as condições de vida dos moradores são precárias quanto à moradia, saneamento básico, saúde, educação e a informação expondo uma realidade com intensas características da desigualdade social.

O comunicado da contemplação do premio veio através de um telegrama que receosos de ser cobrança ou qualquer tipo de pagamento a ser feito, a família não se interessou em abrir a correspondência. Até que certo dia receberam a visita de um representante do premio onde deixou a família ganhadora surpresa com a noticia da premiação e fazendo-lhes a entrega do premio.O simples fato do carro esta estacionado na comunidade ,causa grande indignação aos moradores daquela região,sendo possível de se notar nas cenas,podendo-se observar também, que o grau de conhecimento daqueles moradores era muito precário,pois o ganhador do premio e sua família não faziam ideia do que era um BMW.

Podemos afirmar ainda, que o mundo capitalista em que estamos inseridos nos proporciona viver alienados conforme as necessidades dos mesmos. O Sr. Odilon, ganhador do BMW não teve autonomia para fazer o que melhor na sua concepção seria favorável com o prêmio, não podia vender e teria que ficar sobre seu poder por um período de dois anos. O filme expôs claramente a vida precária da família ganhadora da BMW, mas como já mencionado a família fica a mercê da alienação do que se diz ser seu. É possível afirmar que o mundo contemporâneo já colocou em funcionamento, mesmo que de maneira desigual, incompleta e fragmentária, a governança do crescimento econômico, da cooperação internacional para promover mudanças tecnológicas e, em certa medida, do combate à pobreza. Isso, com avanços e retrocessos, já está ocorrendo, o que se manifesta, por exemplo, na impressionante velocidade com que se forma aquilo que muitos não hesitam em chamar de uma nova classe média mundial.

Um fato que pude observar no dia a dia, foi o do Sr. Cosme, morador de uma pequena cidade no interior da Bahia, casado, quatro filhos, de classe baixa, prestador de serviços em uma empresa privada para exercer a função de motorista, foi “presenteado” e de forma irrecusável para melhoria e facilitação dos seus serviços, com um aparelho telefônico portátil, um celular. O trabalhador sem nenhuma informação tecnológica viu seu emprego dependendo de uma aprendizagem que ele teria que buscar aprender para poder manter o seu meio de sustentabilidade familiar.

Portanto nota-se que a sociedade em que vivemos é uma sociedade capitalista em que a tecnologia esta incorporada no cotidiano do individuo sendo que nem toda tecnologia tem o mesmo significado para todos, sendo que cada um tem sua especificidades. Podemos citar o século XVIII, que o capitalismo teve um grande crescimento, com a ajuda da industrialização, dando origem assim as relações entre o capital e o trabalho, então o capitalista, que era o grande patrão, e o trabalhador assalariado passaram a ser os principais representantes desta organização.

Ainda que vivemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com