TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Analise Do Filme:BMW Vermelho

Dissertações: Uma Analise Do Filme:BMW Vermelho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  1.705 Palavras (7 Páginas)  •  2.132 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho se designa a fazer uma análise do filme “BMW Vermelho”. Proporcionando uma visão crítica a respeito da sociedade capitalista, suas contradições, e os desafios postos pela desigualdade social e de direito. O filme de Edu Ramos Pinheiro de apenas 19 minutos relata a história de uma família humilde que recebe um verdadeiro presente de grego, que é uma BMW, e que o mesmo não pode ser vendido no período de dois anos.

Este Trabalho mostra a realidade de muita gente no Brasil, é muito difícil no mundo de hoje ganhamos alguma coisa e quando ganha ocorre uma situação assim, como uma pessoa que nunca dirigiu na sua vida de repente ganha uma BMW nova e não saber nem tira do lugar, e durante dois anos ele não pode vender. Ela só serve pra mostra para os amigos e vizinhança e o tempo acaba, mais a família humilde acaba achando uma serventia para a BMW. E com isso vamos mostra um pouco da desigualdade social.

Ganhar uma BMW nova é um grande sonho de qualquer cidadão, mas analisaremos o fato de se ter um carro de luxo e sua casa esta precisando de uma reforma, e você nem saber dirige e não pode desfazer deste carro por dois anos. Veremos logo então quais ensinamentos e lições podemos tirar deste vídeo incrível.

Desta forma este texto tem como objetivo abordar o processo de participação da sociedade, no âmbito das políticas sociais, no que tange à formulação, gestão e implementação e controle das políticas sociais, apontando características, potencialidades e tensões, com base no filme BMW Vermelha.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHO

Afinal qual é a influência das novas culturas em que a sociedade esta inserida e suas consequências, e o impacto das novas tecnologias numa sociedade globalizada, onde o comportamento a cada momento e transformado devido a interferência de fatores sociais como os conflitos culturais e sociais.

A humildade, já está em sua maioria condicionada a ser escrava da tecnologia, não se sabe viver sem o seu celular. Agora que esta mais em alta e na moda é o tablete, sendo que a mesma parte da natureza humana. O que fazer com todas as tecnologias que nos rodeia a final este trabalho é uma análise do filme (curta metragem etnográfica “BMW vermelho” que me faz repensar o que fazer quando cair em nossas mãos uma avalanche de tecnologia que não sabemos utilizar nem o que fazer com ela se não formos treinados para manuseá-las).

Assim é a sociedade em que vivemos uma sociedade capitalista em que a tecnologia já esta incorporada no cotidiano mais nem toda tecnologia tem o mesmo significado para todos, sendo que cada um tem sua.

O curta retrata a história de uma família de classe baixa que ganha um prêmio de grande valor e não conseguem lidar com ele por estar totalmente fora de suas realidades. O filme se passa numa favela em São Paulo, um lugar muito pobre onde as condições de vida não são boas e a desigualdade é claramente notada. O simples fato de o carro estar estacionado na comunidade causa ibope para que os que vivem lá e isso são possíveis de se notar nas cenas, observa-se também o grau de conhecimento dos moradores que é muitíssimo baixo, pois Odilon não fazia ideia do que era um BMW, por isso não fez muita questão quando o ganhou.

O capitalismo está em vários lugares, e podemos perceber a presença dele começando pela TV. A mídia nos traz muitos padrões que podemos seguir ou não, comprar ou não, e isso nos deixa alienados. Não nos tocamos muitas vezes de que fazemos escolhas para agradar os outros, para agradar a sociedade.

Na alienação social, os seres humanos não se reconhecem como produtores de instituições sociopolíticas (como, por exemplo, o Estado, a família, o casamento, a propriedade, o mercado, etc.) e oscilam entre duas atitudes: ou aceitam passivamente tudo que existe, por ser tido como natural, divino ou racional, ou se rebelam individualmente, julgando que, por sua própria vontade e inteligência, pode mais do que a realidade que os condiciona. Nos dois casos, a sociedade é o outro (alienus), algo externo a nós, separado de nós e com poder total ou nenhum poder sobre nós.

Um exemplo desse senso comum aparece no caso da "explicação" da pobreza, em que o pobre é pobre por sua própria culpa (preguiça, ignorância) ou por vontade divina ou por inferioridade natural. Esse senso comum social, na verdade, é o resultado de uma elaboração intelectual sobre a realidade, feita pelos pensadores ou intelectuais da sociedade – sacerdotes, filósofos, cientistas, professores, escritores, jornalistas, artistas -, que descrevem e explicam o mundo a partir do ponto de vista da classe a que pertencem e que é a classe dominante da sua sociedade.

Essa elaboração intelectual incorporada pelo senso comum social é a ideologia. Por meio dela, o ponto de vista, as opiniões e as ideias de uma das classes sociais – a dominante e a dirigente – tornam-se o ponto de vista e a opinião de todas as classes e de toda a sociedade.

A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as ideias.

Voltando ao filme podemos afirmar que o mundo capitalista em que estamos inseridos, tenta, ou melhor, nos obriga a viver alienados conforme as necessidades dos mesmos. Como podem afirmar que o senhor Odilon ganhou um premio se ele não tem autonomia para fazer o que bem entender deste premio. Afirmam que o carro é do senhor Odilon, mas obrigam-no a ficar com o carro mesmo de a vontade dele for a de vender.

O filme mostra claramente a vida precária que a família ganhadora da BMW vive, mas como já foi mencionada a família fica a mercê da alienação do que se diz por direito ser seu.

Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não tem sequer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com