TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação Seminario Ensino Fundamental - Porcentagem

Por:   •  22/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 2

1.Escolha um tema de matemática do ensino fundamental ou médio;

Ensino Fundamental - Porcentagem


2.Identifique qual o tema estruturante ele pertence (especifique a divisão escolhida e qual documento foi utilizado como referência);

De acordo com o documento oficial DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA emitido pela secretaria de Educação do Estado do Paraná, o tema “porcentagem” é um conteúdo básico que compõe o tema estruturante TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO, que é ministrado na 5ª série/ 6º ano do ensino Fundamental.

A competência matemática atribuída ao aluno, após cursar esse tema fundamental da matemática, é exigida em níveis posteriores do ensino (ENSINO MEDIO). Diante desse panorama, decidiu-se investigar em quais momentos da formação secundarista o estudante teria que fazer uso dos conhecimentos de porcentagem.

Segundo a BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), quando o estudante inicia seus estudos na área de CIENCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS – integrada por Biologia, Física e Química, este irá se deparar com diferentes contextos, que permitirão a prática do conteúdo de porcentagem. Por exemplo, na área da Física classificada na Competência Específica 1 (Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos...), trabalha-se porcentagem junto aos conceitos da Termodinâmica. Na Química, aplica-se os conhecimentos de porcentagem junto aos cálculos estequiométricos de soluções, que também faz parte da Competência Específica 1. E na Biologia, seus conhecimentos de porcentagem são tratados no tema genética mendeliana, que esta classificada na Competência Específica 2 (Construir e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida).  



3.Apontem possíveis dificuldades que os alunos possam enfrentar na aprendizagem do tema;

RENATO...


4.Relacionem possíveis tópicos que o tema se relaciona em outras disciplinas.

* Na biologia é muito presente a utilização da porcentagem na genética na distribuição dos genes no tocante da reprodução e genética. Na Física os conhecimentos do tema porcentagem estão presentes nos cálculos de eficiência das máquinas térmicas, regidos pela 2ª Lei da Termodinâmica. E na Química, o tema tem relação com a porcentagem em massa (τ%) de soluto e solvente de uma solução.

 
5.Relacionem possíveis tópicos que o tema se relaciona dentro da matemática.

RENATO...


6.Estabeleçam um plano de aula, com uma proposta de interdisciplinaridade a cerca desse tema, deixando claro quais os objetivos (habilidades e competências exigidas) e outras especificações, de acordo com o modelo disponibilizado. Enviem o plano no Padlet;

ALGUEM...


7. Apresentem em forma de vídeo, além de postar o vídeo no Padlet.

RENATO E LAYANE




O padlet é uma ferramenta que possibilita criar quadros virtuais. Criei um desses quadros para a nossa turma, é possível postar conteúdos como vídeos, áudio, textos, link, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com