TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário; Anos iniciais do ensino fundamental

Por:   •  17/6/2019  •  Seminário  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

Cabeçalho

Nome: Marina Aparecida Avelar

Curso: Pedagogia (licenciatura)

Instituição: Cruzeiro do Sul

RGM: 1858804

Disciplina: Anos iniciais do ensino fundamental.

Semestre de realização do estagio: 4°semestre

Caracterização da Escola

O Estagio foi realizado na Escola Estadual Deus Universo e Virtude, que esta localizada na Rua Tapajós 1984 Passos MG, onde foram observados os alunos do 1° ao 5° ano.

A instituição possui uma estrutura física adequada para a quantidade de alunos, cada serie era composta por duas salas com no máximo 25 alunos cada, a escola fica situada em um bairro carente da cidade as salas possuem quadro negro, armários para os professores, ventiladores em estados críticos e pouca iluminação.

A decoração da sala e bem simples feita pelos alunos e professores com letras, números, tabuada leituras e calendário.

O refeitório e equipado com fogões industriais, geladeiras uma mesa grande e algumas espalhadas pelo pátio que acomodam todos os alunos possui duas cozinheiras cinco auxiliar e uma nutricionista.

Possui uma área externa granada, uma quadra onde os alunos brincam e ficam durante os intervalos.

O auditório fica localizado no pátio onde e feita às apresentações, uma sala com TV e DVD e utilizada para passar filmes para os alunos, nessa mesma sala ficam os computadores onde os alunos têm aulas de informática.

INTRODUÇAO

A observação foi realizada nos anos inicias do ensino fundamental do 1°ao 5°ano. Cada sala tinha entorno de 20 (vinte) alunos no período vespertino somando num total de 100(cem) horas.

 Durante as semanas de estágios observei as series do 1° ao 4° ano, durante os dias que observei o 1°ano a professora estava ensinando a separação de silabas interpretação, de textos criação de frases, a leitura era feita todos os dias, foram feitos jogos para identificar os valores do dinheiro e bastantes operações onde os alunos estavam tendo bastante dificuldade.

Na observação do 2° ano os alunos estavam aprendendo as palavras com silabas QU, SS, CH, resolução de problemas, números crescentes e decrescentes foi feito um ditado com conta de adição.

          No 3°ano a professora estava tendo muita dificuldade com a turma com  

          Falta de disciplina foi realizado um jogo onde a sala foi dividida e            formaram grupos onde tinham que descobrir as palavras

No 4°ano foram realizadas as aplicações das provas de português e matemática onde muitos alunos estavam com dificuldade em fazer o  que estava sendo pedido .

  Na escola há muitos casos de alunos com necessidades especiais onde todos possuem atendimento especializado, ficam na mesma sala que à turma com uma professora auxiliando nas atividades.

Perfil dos professores

Acompanhei varias professoras durante as observações do meu estagio, e a pergunta era sempre a mesma você tem certeza que e isso que você quer.

Notei total falta de interesse pela profissão por parte da maioria dos professores os alunos não tinham o mínimo respeito por eles muito não

Conseguiam realizar as atividades propostas, diferente de uma  professora que me chamou muito atenção em todo momento demonstrou ser  profissional em sua área realizava todas as atividades propostas com a colaboração dos alunos , demonstrava um amor pelos alunos e pelo o que estava ensinado e aprendendo com eles.

Como dizia Paulo Freire acredita que deve haver o compartilhar do saber através de um processo de mútua troca. O educador deve conduzir o aluno na percepção da leitura do mundo que o cerca, pois só é possível conquistar o saber se aprendermos a analisar o mundo em que vivemos.

PRATICA PEDAGOGICA DOS PROFESSORES

Observei que os professores, em sua prática pedagógica diária, desenvolvem atividades envolvendo diversas linguagens: escrita, oral, musical, gestual, corporal. Conceitos apropriados na ministraço das aulas métodos e linhas pedagógicas na prática diária dos professores, considerando tanto as teorias sobre Educação como os conteúdos das disciplinas; conhecimento dos materiais (recursos didáticos) apropriados para cada faixa etária a serem utilizados nas aulas.

O planejamento escolar ocorre semanalmente e tem a participação em cada fase específica e especificamente dos professores e supervisores. Os tipos de avaliações desenvolvidas são: diagnóstica e formativa, contemplando toda a produção e participação dos alunos em um processo dinâmico e contínuo.

O plano de aula e feito pelo professor e passado para os pedagogos responsáveis.

Os materiais utilizados pelos professores para a ministraço das aulas variam entre livros didáticos onde e muito utilizado , apostilas ,cadernos, quadro de giz e brando com pincel, cartazes,

 Foco 1 Matemática: Números e Operações

Ensinar música na educação infantil consiste em garantir à criança a possibilidade de vivenciar e refletir sobre questões musicais, num exercício sensível e expressivo que também oferece condições para o desenvolvimento de habilidades, de formulação de hipóteses e de elaboração de conceitos. RCN, p.15)”

A música possui um papel muito importante na educação das crianças.

Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivos e lingüísticos, além de facilitar o processo de aprendizagem.

Todos os dias antes de iniciar as aulas os professores se reúnem no pátio cantam musicas onde os alunos interagem, cantam e dançam.

Um dia da semana e realizado o momento cívico onde os alunos cantam o hino nacional e o hino da escola.

A música tem sido utilizada em muitos casos, suporte para atender a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos: lavar as mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc.; a realização de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães e a memorização de conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com